carreira,desenvolvimento,empreendedorismo,gestão de negócios,liderança,produtividade,

27 de fevereiro de 2020

Como avaliar um negócio: Conheça 7 parâmetros de sucesso


O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à capacidade que o empreendedor tem de mensurá-lo. Quando pensamos em como avaliar um negócio, podemos elencar alguns pontos fundamentais na análise. 

Nesse post, descrevemos sete dos principais parâmetros de sucesso relevantes para entendermos como avaliar um negócio. Se você deseja ter ainda mais êxito no próximo período, vale a pena incluir alguns desses pontos em suas reflexões. 

CUMPRIMENTO DE METAS

Objetividade é uma virtude importante na avaliação de um negócio. Ir direto ao ponto ajuda a detectar problemas e encontrar soluções efetivas para cada um deles. Por isso, o cumprimento de metas está entre os principais parâmetros de sucesso. 

As metas e objetivos devem ter pesos diferentes e isso deve ser levado em consideração na sua análise. Se várias delas foram batidas, mas uma bem importante ficou abaixo do esperado, o resultado geral fica comprometido. 

Naturalmente, para cumprir as metas é preciso, antes, defini-las com precisão. Saiba mais sobre isso neste outro post do nosso blog

CRESCIMENTO DO NEGÓCIO

Uma empresa dificilmente se mantém firme se caminhar em linha reta ou, pior, registrar um declínio. O crescimento do negócio é um parâmetro que não perde relevância, pois deixa o empreendedor em estado de alerta e inquieto para buscar resultados cada vez melhores. 

A curva ascendente não precisa ser espetacular, é saudável que ela esteja de acordo com metas predefinidas ou um pouco acima do previsto. Uma dica valiosa é não se contentar com um crescimento consistente e buscar superá-lo já no semestre ou ano seguinte. Tenha em mente que os seus concorrentes vão trabalhar dia e noite para também seguir em rota de evolução. 

(Leia também: Desenvolvimento profissional: como se manter em evolução

PARCERIAS E POTENCIAL DE EXPANSÃO

Se você deseja que a empresa se mantenha na curva ascendente, é preciso se preparar para isso. Analise o potencial de expansão do negócio dentro do próximo período, quais são as oportunidades a serem exploradas? 

Buscar parceiros que tenham interesse em crescer junto com você é uma iniciativa muito válida nesse sentido. O pulo do gato está na sinergia: encontre empresas com atuações complementares à do seu negócio. Assim, a parceria tende a ser boa para as duas partes e os resultados podem aparecer rapidamente. 

GRAU DE TURNOVER

Esse é um parâmetro que nem todos os empreendedores analisam de perto, mas que tem grande relevância. Uma empresa com alta rotatividade de funcionários tem mais dificuldade de manter a consistência nos resultados. Nada mais lógico, afinal sempre há novatos que precisam de treinamento e ainda estão em desenvolvimento. 

Por outro lado, um negócio que dá boa perspectiva aos colaboradores e consegue retê-los por alguns anos consegue resultados com mais consistência. Procure definir uma cultura em sua empresa e faça com que a equipe compreenda os seus valores. A partir do momento que isso for bem assimilado, a tendência é que todos trabalhem mais motivado e que os resultados melhorem. 

(Leia também: 5 dicas para evitar o turnover dos jovens na sua empresa

POSIÇÃO DA EMPRESA EM SEU SEGMENTO

Olhar apenas para dentro não basta. A análise do sucesso de uma empresa passa também pela comparação em relação à concorrência. Tem alguém se destacando muito mais no mercado? O que pode ser feito para o seu negócio sobressair e superar todos os rivais? 

Ao observar os concorrentes mais de perto, você e sua equipe vão obter insights valiosos. Analise o que tem sido feito e o que o público do seu segmento tem demandado. 

Caso você já esteja no topo ou logo chegue a esse posto, a orientação segue importante. Isso porque um concorrente pode registrar uma subida importante em determinado momento e você deve entender as razões que levaram a isso para não perder espaço no segmento. 

(Leia também: Como ser um empreendedor de sucesso: 10 dicas essenciais

QUALIDADE DE VIDA DO EMPREENDEDOR

A gente falou bastante sobre a empresa, mas é preciso que o empreendedor olhe um pouco para si mesmo ao avaliar o sucesso do negócio. Digamos que você bateu todas as metas e que a empresa cresceu além do esperado, mas, para isso, você teve de abrir mão da qualidade de vida e chegou a ter problemas de saúde. 

Infelizmente, muitos empreendedores encaram essa realidade. Entenda uma situação desse tipo como algo grave que precisa ser ajustado. Não adianta empurrar para debaixo do tapete e achar que “é assim mesmo”. 

Todo empreendedor merece ter qualidade de vida e tempo para estar ao lado de familiares e amigos. Seja inteligente para gerir melhor as horas do seu dia e se dedique ao que realmente faz diferença para o negócio. 

(Leia também: Como aumentar a produtividade: que tal desacelerar?

USO INTELIGENTE DA TECNOLOGIA

E chegamos ao último parâmetro para medir o sucesso do seu negócio! 

Vivemos a era da conexão e da inteligência artificial. Nesse cenário, empresas de todos os segmentos devem fazer bom uso da tecnologia. Atualmente, quais são os softwares que você utiliza em sua empresa para melhorar os resultados? 

É possível adotar sistemas para ajustar contabilidade, recursos humanos e outros pilares da gestão empresarial. Quer ver um exemplo? O Neotriad é um software extremamente útil que impacta fortemente a produtividade individual e coletiva da empresa. Permite uma melhor gestão das equipes e dos projetos em andamento. Que tal fazer um teste gratuitamente na ferramenta durante duas semanas? Aproveite e comece agora mesmo

Entendeu os caminhos de como avaliar um negócio? Continue acompanhando os conteúdos do blog Gestão de Equipes! 




Deixe seu comentário