marketing digital,

25 de agosto de 2020

Como estratégias de marketing digital podem alavancar seu negócio


No meio da Era Digital, não é mais segredo que o mundo online está ganhando cada vez mais espaço. Esse impacto é sentido desde a rotina e comportamento das pessoas até no comportamento das empresas em suas estratégias e táticas de vendas. 

As mudanças de comportamento com a chegada e o crescimento do mundo virtual trouxe as pessoas mais acesso à informação e maior autonomia e isso mudou a vida das pessoas em diversos pontos, inclusive na tomada de decisão e de compra do consumidor. 

Com a percepção dessa mudança de comportamentos, as empresas viram que manter as mesmas estratégias não era uma opção e passaram a reavaliar seus valores, missão, ações e formato de vendas. 

Então tendo como objetivo a propagação e aumento de volume de vendas, alcançar maior visibilidade, propriedade e o fortalecimento da imagem da sua marca, o Marketing Digital se torna indispensável dentro de suas estratégias, além de garantir maior envolvimento com seu consumidor. 

Agora, você deve estar se perguntando, como aplicá-lo e por fim alavancar suas vendas, acertei?! Continue lendo que vamos te contar as principais estratégias:

1- Anúncios

Os anúncios ou links patrocinados, como preferir, são como publicidade paga do Google, feito em textos simples de acordo com os termos procurados. 

Ou seja, pensando que você possui um consultório odontológico e sua especialização é em implantes dentários, então você quer ter maior visibilidade quando se trata desse assunto fazendo um anúncio. 

Então, quando alguém buscar por “implante de dente valor” ou “implante dentário valor” entre outros termos que achar válido, seus links serão os primeiros colocados no ranking do Google. 

Assim, serão os primeiros a aparecer para o usuário, antes mesmos dos que possuem maior posição no ranking orgânico. 

Por não ser uma estratégia orgânica, possui resultados mais rápidos e precisos, além de garantir: aumento no tráfego da página, maior visibilidade, aumento na geração de leads e tudo isso com um baixo investimento, sendo variável de acordo com seu orçamento e intenção.

2- E-mail Marketing 

Essa é uma ferramenta que provavelmente você já conhece e mesmo que nunca tenha trabalhado com ela, já recebeu. 

Exige um pouco mais de atenção e trabalho, mas em compensação permite o fortalecimento de relação com o seu público-alvo. Mas para isso é preciso que você siga algumas orientações:

Não usar as palavras “venda”, “promoção”, “desconto” e assim por diante, ao utilizá-las há grandes chances do seu e-mail ir direto para o spam ou lixeira e nunca chegar ao usuário. 

Apresente uma estrutura de HTML amigável e agradável, para gerar confiança 

Nunca compre base de e-mails prontas, faça sua própria seleção 

Sua intenção é estreitar sua relação com seu consumidor e ganhar sua confiança, por isso é essencial para a eficiência do seu trabalho que o conteúdo chegue para o usuário por isso, siga essas orientações para otimizar seu trabalho e evitar que parte dele se torne spam ou parte da lixeira.

3 – Blog / site

Não dá para você querer ganhar visibilidade, credibilidade e alavancar suas vendas, sem falar dessa dupla. Afinal, essa será uma parte de sua vitrine online. 

O site é a “cara” do seu negócio, é por ele que seu consumidor poderá conhecer sua história e da sua marca, sua equipe, seu contato, localização e etc. Esse é o espaço para que você coloque todas as informações que considera indispensável. 

E para complementá-lo, o blog é uma forma de trazer mais valor e propriedade para o seu site, é onde você pode abordar os temas que envolvem seu negócio, apresentar possibilidades, processos e sanar dúvidas de acordo com as buscas que seu público-alvo faz. 

O Google fornece ferramentas para acessar as palavras mais procuradas pelos usuários e pode ser usado como uma base dos temas que irá abordar.

Ainda seguindo a ideia de que possui um consultório odontológico, uma das palavras-chave mais buscadas pela o usuário pode ser “aparelho transparente preço“, ou seja você pode abordar o tema “aparelho ortodôntico transparente“.

Junto com essa parte da vitrine online, vem o próximo tópico para completar.

4 – Redes Sociais

Com o tópico acima bem feito, aqui você já possui maior credibilidade e com as redes sociais irá desenvolver a Brand Persona da sua marca.

Ou seja, nesse espaço será desenvolvida a identidade da sua marca, um espaço para interagir com seu público, fazer pesquisas, apresentar novidades e até mesmo divulgar o conteúdo do blog, por meio de chamadas.

Você irá desenvolver um calendário de publicações com temas e abordagens que sejam interessantes e ganhem o engajamento do seu público-alvo.

Mas para isso você vai precisar conhecer e estudar seu público, uma forma de fazer isso é criando sua persona, colocando os interesses, gostos e traços de personalidade que seu público contém.

Assim, é possível ser mais assertivo em relação a qual rede social utilizar e qual conteúdo desenvolver.

E lembre-se que além do seu público, você deve conhecer as redes sociais que decidir utilizar, pois cada uma possui suas próprias ferramentas e abordagens. Então mesmo que utilize o mesmo conteúdo, nem sempre a linguagem e formato serão o mesmo.

5 – SEO

Também conhecido como Search Engine Optimization, essa é uma ferramenta para otimizar o monitoramento de buscas, sendo assim, o braço direito do Marketing Digital. 

Seguir essa estratégia permite que todos os textos compostos em uma página estejam seguindo os requisitos do Google, logo sua pontuação no ranking será maior e assim o Google permite que seu site esteja entre as primeiras opções quando o usuário buscar por suas palavras-chave. 

Ou seja, essa, diferente dos anúncios, é a forma orgânica de conseguir um bom posicionamento nos monitoramentos de buscas.

Não existe poção mágica

Essas são apenas algumas dicas que fazem parte de diversas opções que o marketing digital possui. Por isso, acompanhar as mudanças do mercado, o comportamento dos consumidores e de seus concorrentes é muito importante, pois é a partir disso que você vai saber quais estratégias seguir. 

Não existe uma receita e nem sempre o que funciona para um segmento irá funcionar para o outro.

O marketing digital, independente da tática utilizada, possui um mesmo objetivo: agregar valor à marca e auxiliar na aproximação com seu consumidor, para por fim, alavancar suas vendas e visibilidade. 

Por isso esteja sempre atento as ferramentas que surgem e em suas inovações que o marketing apresenta, afinal, com os avanços tecnológico em constante mudança, o marketing digital também está.

O seu negócio está em suas mãos e mesmo sem ter uma receita, o marketing digital garante os ingredientes, você só precisa saber quais usar para criar a sua receita para sucesso.

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal




Deixe seu comentário