anotações,gestão pessoal,produtividade,

26 de agosto de 2021

Por que e como fazer anotações: Conheça os fatos que vão te convencer a aderir ao hábito de anotar tudo


Tomar notas é uma habilidade que usamos em muitas esferas da vida: na escola, na universidade e no mundo do trabalho. No entanto, será óbvio para muitas pessoas que elas não aprimoraram as habilidades necessárias para obter o máximo potencial de suas anotações.

Portanto, é importante entender como fazer anotações e assim ser um anotador eficiente e bem-sucedido. Elas podem se aplicar igualmente a fazer anotações da apresentação verbal de outra pessoa ou de um texto escrito.

Neste conteúdo, falaremos sobre como se preparar para realizar boas anotações no seu cotidiano. Confira!

Por que fazer anotações e como criar o hábito de anotar?

Com as exceções dos gênios da memorização, é praticamente impossível manter uma organização aceitável sem anotar os compromissos, de preferência pelo grau de prioridade. Quem nunca passou por uma experiência de se comprometer com alguém e só se lembrar na hora do compromisso? E isso porque o outro chamou no celular ou nas redes sociais.

Não definir prioridades e não anotá-las na medida em que elas vão acontecendo significa perder prazos e até clientes. Isso sem contar no prejuízo para a sua vida pessoal e para sua saúde. Faça um planejamento por período, seja ele diário, semanal ou mensal.

Quando você tiver alguma ideia bacana durante o dia, registre-a! Nunca sabemos quando um pensamento aparentemente trivial pode se tornar algo importante depois de um tempo.

O hábito de anotar ideias e observações traz a vantagem de aumentar nossa capacidade de armazenamento das tarefas do trabalho. É como transferir do hardware para o Google Drive (ou qualquer nuvem) – para colocar em termos bem atuais.

Para quem prefere tecnologia à papel e caneta, não se preocupe! No Neotriad você pode ir adicionando as ideias que você gostaria de executar e quando tiver tempo disponível, pode simplesmente arrastar para a sua agenda e começar a fazer.

Da mesma forma, quando estiver fazendo seu planejamento semanal, pode selecionar uma data específica para realizar a ideia e ela ficará agendada para você não esquecer!

Como fazer anotações e organizá-las?

Existem diferentes métodos de fazer anotações, e vamos guiá-lo através de alguns dos mais populares, mas, primeiro, por que é tão importante fazer anotações adequadamente? A seguir estão as maneiras de registrar notas que tornarão você mais bem sucedido em qualquer projeto, objetivo ou meta:

Método Cornell

O método de anotações Cornell ajuda a organizar as notas em resumos fáceis de digerir. Este método é conveniente porque os pontos principais, detalhes, dicas de estudo e resumo são mantidos em um só lugar.

Método de Contorno

O método de esboço é um dos melhores e mais populares métodos de anotações para estudantes e profissionais. Ele permite que você organize suas notas em um formato estruturado. Isso ajuda você a economizar muito tempo para revisões e edições posteriores.

Método de gráficos

Este é um método prático e organizado para fazer anotações que envolvem muitos dados na forma de fatos e estatísticas que você precisa aprender completamente.

As informações serão anotadas em várias colunas, semelhantes a uma tabela ou planilha. Cada coluna representa uma categoria, tornando as linhas facilmente identificáveis.

Anotar perguntas

Fazer perguntas leva a informações perspicazes e, em última análise, adiciona mais conhecimento. Para mantê-lo em dia com o desafio de manter anotações organizadas, você precisa listar as perguntas que tem em mente. Essas perguntas o ajudarão a entender questões sobre as informações que acabou de ouvir.

Recursos visuais

Use recursos visuais. Eles farão maravilhas, especialmente para pessoas que funcionam melhor com esquemas visuais. 

A aprendizagem visual é um dos três tipos básicos de estilos de aprendizagem no modelo VARK. Os alunos geralmente utilizam gráficos, tabelas, mapas e diagramas neste modelo.

Além disso, para aumentar a absorção de conhecimento, use dicas visuais: tente destacar, sublinhar ou desenhar setas ou grandes pontos de exclamação ao lado de conceitos principais ou difíceis.

Registre os pontos principais

Isso é essencial quando você está aprendendo a organizar anotações. Esta seção em suas páginas de notas inclui títulos de palestras, títulos de capítulos e grandes ideias apenas.

Anote informações em um só lugar

Ao longo do dia, a gente anota nomes, números de telefone, orçamentos, endereços e outras informações simples relacionadas ao trabalho. Manter tudo isso em um só lugar facilita a organização e evita que sua mesa vire um mar de pedaços de papel.

Para que isso funcione, basta adotar um método claro. Um dos caminhos é ter um caderninho exclusivo para essas anotações. Outra opção é digitá-las em um arquivo diário.

Essa dica garante uma mesa mais enxuta e ajuda você no momento de recuperar as informações.

As anotações melhoram a produtividade e os projetos?

Talvez você ainda não esteja familiarizado com aplicativos e planilhas de gestão de tempo e projetos que colaborem com a produtividade, mas saiba que eles podem se tornar a solução que você tanto procura. Não se trata de abandonar a agenda e nem as anotações e as documentações em papel, mas sim uma forma de otimizar sua organização.

Essa etapa é fundamental quando você lidera e gerencia uma equipe, independentemente do tamanho. A necessidade de controle se torna muito maior e a capacidade de gerenciamento precisa ser expandida. É por isso que recomendamos o uso do Neotriad: com nosso software você terá controle sobre prioridades, projetos, metas, calendário e tarefas, além de melhorar a comunicação com sua equipe.

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal

Garanta maior eficácia e produtividade ao aprender como fazer anotações de forma organizada

Em suma, saber como fazer anotações é a chave para um gerenciamento eficaz de projetos e tarefas. Criando este hábito, você 

  • Tomará melhores decisões;
  • Resolverá os problemas com mais rapidez;
  • Ficará mais criativo;
  • Aumentará sua produtividade;

Portanto, fazer anotações na vida cotidiana requer muita disciplina, mas depois que você encontrar o sistema apropriado para você, os benefícios são enormes. Comece a fazer anotações hoje e você agradecerá por isso mais tarde.

Quer melhorar seu planejamento e organização de tarefas e projetos? Conheça o Software Neotriad e experimente por 14 dias gratuitos.





Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



anotações,gestão pessoal,produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.