Integrar Profissionais: agências de publicidade

integrar profissionais, equipe trabalhando em agencia de publicidade

Criação, atendimento, planejamento, mídia… Os profissionais de propaganda desempenham diferentes funções em uma agência. Mas será que eles estão verdadeiramente integrados e atuam como uma grande equipe? De alguns anos para cá, muitos líderes têm observado a necessidade de ampliar o contato diário entre colaboradores com atribuições complementares. O movimento resulta da percepção de que uma atuação dividida por “feudos” não consegue produzir os resultados de excelência que os clientes esperam. Integrar profissionais em agências de publicidade é um desafio bastante atual e deve ser encarado como uma oportunidade de evolução.

Chega a ser curioso pensar que falta comunicação entre profissionais de agências que trabalham justamente com… comunicação! O objetivo do artigo de hoje é ajudar os gestores a mudar esse cenário. Integrar profissionais em agências de publicidade é uma construção contínua e depende de algumas iniciativas.

Por que vale a pena integrar?

Antes de entrar propriamente no que deve ser feito para integrar colaboradores, vale a pena esclarecer as vantagens de realizar esse movimento na agência.

  • Entrosamento da equipe: o trabalho de uma agência de publicidade não funciona bem quando falta integração. A excelência dos projetos depende de um esforço conjunto, cada um deve fazer a sua parte corretamente para não comprometer o todo. Em uma agência bem entrosada, os colaboradores atuam de forma colaborativa e procuram entender como ajudar em cada etapa de um job. Além disso, o ambiente fica mais leve e produtivo quando não há um distanciamento tão grande entre departamentos.
  • Mais ideias: outro ponto que pesa a favor da integração é a criatividade como essência do trabalho de um publicitário. Quando os colaboradores atuam de forma conjunta e mantêm um diálogo constante, a tendência é o surgimento de novas ideias. E mais: os principais insights ficam bem lapidados com a contribuição de mais pessoas.

(A integração leva ao crescimento da produtividade corporativa. Christian Barbosa, maior especialista brasileiro em produtividade e gestão do tempo, traz dicas importantes nesse campo. Confira neste link)

Ausência de paredes pode iludir

Muitas agências de publicidade aderem ao modelo de uma grande sala sem subdivisões estabelecidas. A ideia é criar um ambiente fisicamente integrado e promover mais trocas entre profissionais de diferentes especialidades.

No entanto, essa integração, muitas vezes, fica apenas na teoria, ou seja, os colaboradores se relacionam somente com os colegas mais próximos ou que desempenham uma função similar. A adesão pura e simples a um grande espaço aberto deve ser compreendida como um primeiro passo rumo a um ambiente mais integrado. O sucesso, na prática, passa por uma mudança cultural entre os colaboradores, o que depende diretamente da iniciativa dos gestores. Cabe aos líderes, por exemplo, mostrar ao profissional de criação que é importante estar em contato com o pessoal do atendimento e do planejamento com mais frequência.

(Em outro artigo do blog, abordamos especificamente o universo das agências de publicidade. Confira as nossas dicas para fazer um lançamento perfeito na sua agência)

Colaboradores precisam “comprar a ideia”

Se o espaço físico não é o bastante para integrar os profissionais de uma agência, o que falta para que isso aconteça? O movimento de aproximação dos colaboradores, conforme dito acima, envolve uma mudança cultural dentro da agência. Imagine que a criação estava acostumada a receber um briefing por e-mail e trabalhar em cima dele sem um contato direto com as equipes de planejamento e mídia. Mudar radicalmente esse modus operandi não é algo que se faz da noite para o dia.

Os líderes de cada área têm um papel importante nesse processo de mudança. Precisam ser cuidadosos para não parecerem impositivos na abordagem junto a seus subordinados. Como bons publicitários, os gestores devem trabalhar em cima de argumentos para que seus funcionários comprem a ideia da integração. Isso evita que eles passem a interagir com outras áreas de forma mecânica, apenas por obrigação.

Há uma analogia que funciona bem nesse caso. O gestor precisa enxergar cada colaborador como um cliente a ser convencido da ideia de que uma maior integração da equipe renderá bons frutos.

(Mudanças não costumam ser fáceis. Por isso, preparamos um artigo especialmente para os gestores que desejam promover mudanças de forma eficaz)

A ferramenta que promove a integração

A adaptação do ambiente físico e o convencimento dos funcionários são duas etapas primordiais no processo de integração dos profissionais em agências. Para que esse movimento tenha continuidade e os colaboradores passem a funcionar como um grande time, é importante também dispor de uma ferramenta própria para isso. O software Neotriad traz uma proposta inovadora em direção a uma colaboração produtiva entre os profissionais que compõem a empresa. A utilização dessa ferramenta garante uma gestão mais inteligente e, principalmente, mais integrada do fluxo de trabalho.

Por meio do Neotriad, o gestor de equipes tem a possibilidade de determinar tarefas, compromissos, entregas e deadlines dentro de cada projeto em andamento. Os colaboradores envolvidos têm acesso ao mesmo ambiente e conseguem gerenciar suas horas de trabalho de forma mais produtiva. O resultado é um ganho individual e coletivo em relação à performance.

Conforme o fluxo de trabalho é transferido para dentro do Neotriad, todos os colaboradores ficam a par das etapas de cada job e podem interagir entre si para otimizar a produção. Essa metodologia é especialmente eficaz no controle de urgências, pois a melhora no planejamento inibe o aparecimento de tarefas “para ontem”. Quem trabalha com publicidade valoriza ainda mais esse aspecto, pois virar noites pode se tornar rotina quando falta controle sobre os fluxos.

Na prática, o Neotriad ajuda a estreitar as relações entre integrar profissionais para aumentar a produtividade. Uma reunião de status ou de brainstorming pode ser agendada diretamente pelo software e inserida na régua de tempo do projeto correspondente.

Que tal fazer um teste grátis por 14 dias? Você pode envolver os demais profissionais da agência para que todos possam avaliar a eficiência do Neotriad de forma conjunta. A simples adesão a esse período de testes será um passo importante para integrar as pessoas e dar início a uma fase mais colaborativa. Conheça o Neotriad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 16 =

Rolar para cima