23 de setembro de 2021

Como Lidar com a Ansiedade no Trabalho: Dicas para Superar Crises


Se você ficar estressado no trabalho, saiba que isso acontece com todo mundo e é completamente normal. Mas se você perceber que o estresse é constante, opressor e o impede de viver sua vida, então o problema pode ser mais profundo.

Por isso, é importante saber lidar com a ansiedade, pois ela pode impactar de forma negativa sua carreira. Profissionais que sentem pressão no trabalho podem até tomar decisões e rumos na carreira inesperados.

Pensando nisso, decidimos criar um artigo especial para te ajudar a superar essas crises e, principalmente, a lidar com estas situações em qualquer tipo de cenário ou ambiente. Confira!

O que causa ansiedade no local de trabalho?

Muitas coisas podem causar ansiedade no local de trabalho, inclusive, estes tipos de transtornos são a condição de saúde mental mais comum no Brasil. Não é anormal que os colaboradores se sintam inseguros com uma grande reunião, trabalhar diretamente com gestores seniores ou para realizar uma apresentação.

Assim, a ansiedade abrange níveis mais intensos, algumas vezes podendo até neutralizar a pessoa. Na verdade, sua equipe pode não perceber que um profissional sofre desse transtorno. Veja, abaixo, alguns sinais de alerta que podem sugerir que uma pessoa esteja ansiosa:

  • Queda no desempenho;
  • Excesso de dias perdidos de trabalho;
  • Não aparentando estar envolvido no trabalho;
  • Queixas físicas, como suores, dor de estômago e não dormir bem (sem outra explicação);
  • Baixa produtividade no trabalho.

Por isso, pode ser útil dar uma olhada em como você está se sentindo ao longo do dia de trabalho. Avalie sua ansiedade em termos de quão grave é e quão incapacitante.

Talvez esteja aparecendo e você ainda esteja operando de forma bastante eficaz ou, quando se sente assim, talvez seja apenas 10% tão eficaz quanto seria de outra forma.

Assim, a causa raiz da ansiedade no trabalho depende da pessoa. Para algumas pessoas, horas de trabalho extra longas, alto estresse, falta de apoio de gerentes e colegas de trabalho e fatores relacionados podem fazer com que alguém desenvolva ansiedade no trabalho. Outras situações que podem gerar ansiedade são: 

  • Lidar com problemas no trabalho;
  • Apresentações;
  • Manter-se atualizado com as relações pessoais;
  • Reuniões, almoços de equipe e festas de escritório;
  • Cumprir e definir prazos 

Como administrar a ansiedade no trabalho?

Felizmente, há muitas coisas que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse no trabalho. Por exemplo, você pode manter um registro para descobrir que tipo de ansiedade você está tendo.

Comece rastreando os momentos em que você se sente desconfortável ou ansioso durante o dia de trabalho. Talvez existam algumas tendências, como é realmente mais no início do dia, quando você olha pela primeira vez para tudo que ainda não foi entregue e que está devendo, ou talvez seja no final do dia, quando você ainda tem muito para fazer, mas realmente precisa sair para pegar seus filhos.

Ouvir sua voz interna e enfrentar alguns desses pensamentos ansiosos também pode ajudar. Portanto, não estamos apenas tentando nos convencer de que está tudo bem, mas queremos uma interpretação mais realista em vez de catastrófica.

Aqui estão mais algumas dicas para você seguir:

Adote hábitos saudáveis

Dormir o suficiente, comer de forma saudável, praticar exercícios regularmente e não beber muito álcool ou cafeína pode ajudar a manter sua mente e corpo em ordem.

Leia também:

Ser organizado

Embora limpar o computador e a mesa não pareçam tarefas que tenham grande prioridade, manter-se organizado fará maravilhas para você a longo prazo.

Seja honesto com você mesmo

Se você não tem tempo suficiente, não aceite tarefas, projetos e atribuições que você não tem tempo para realizar.

Tenha boa comunicação

Peça ajuda se precisar. Em caso de você ter muitas tarefas a executar, fale com colegas ou com a liderança. 

Seu gestor pode não perceber que você está passando por algumas dificuldades, por isso é importante ter boa comunicação.

Comemore seus sucessos

Antes de passar para a próxima tarefa ou projeto, pare um segundo para comemorar seu trabalho e agradecer às pessoas que o ajudaram.

Eduque-se

Aprenda a detectar sinais de ansiedade e tenha uma ideia de como administrar esses sintomas no trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal.

Faça certo da primeira vez

Gaste um pouco mais de tempo acertando na primeira tentativa. Isso pode ajudar no longo prazo, pois você não terá que refazer seu trabalho árduo.

Prepare e planeje

Caso você tenha algum plano relevante, inicie a execução dele rapidamente e determine pequenos prazos para si próprio. Isso pode auxiliá-lo na preparação para eventuais adversidades que possam ocorrer e tentar impedi-lo.

Defina limites claros

Não traga trabalho para casa com você. Por exemplo, estabeleça uma regra para não verificar e-mail comercial ou algum aplicativo relacionado ao seu lado profissional depois de deixar o local de trabalho.

Fuja de colegas tóxicos

Ignore ao máximo fofocas ou negatividade em seu local de trabalho. Isso pode te fazer criar crises de ansiedades por acumular excesso de informação ruins e desnecessárias.

Faça pausas quando precisar

Experimente algumas técnicas de respiração profunda (você pode tentar uma rápida meditação) ou dê um passeio para clarear a cabeça. Isso também inclui férias. Provavelmente, você se sentirá revigorado e pronto para voltar a ele assim que voltar.

Conte a verdade para um colega de confiança

Ter alguém no trabalho que conhece sua ansiedade pode ser reconfortante e pode aliviar um pouco o estresse e o medo. No local de trabalho, ele poderá ser seu pilar ou uma válvula de escape nos momentos mais delicados.

Use suas habilidades de gerenciamento de tempo

Praticar o gerenciamento do tempo pode ajudar a aliviar um pouco a ansiedade. Tente usar listas de tarefas para priorizar suas tarefas. Essas listas também podem garantir que você reserve tempo suficiente para concluir cada tarefa.

Essas listas podem ser feitas de diversas formas, como anotar em sua agenda ou mesmo usar um software de gestão de tempo e projetos, como o Neotriad.

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Trabalhe

Ocupar-se com o trabalho pode aumentar sua autoestima e aumentar sua identidade social, sem mencionar que você ganha a renda necessária.

Como contar ao seu gestor?

Contar ou não ao seu gestor sobre sua ansiedade no trabalho depende totalmente de você. Talvez você precise de parceiros que possam te reconfortar ou apenas queira educar as pessoas sobre o que está passando.

O empregador deve saber que não pode recusar contratar um colaborador por causa de um problema de saúde que o impede de fazer coisas que não são essenciais para sua função no trabalho.

Se você é um empregador, garantir que seus funcionários tenham acesso a serviços e suporte de saúde mental é importante.

Também é sugestivo algumas outras coisas que os empresários e gestores podem fazer para apoiar seus funcionários:

Eduque a força de trabalho e os líderes

Quanto mais visíveis você torna as informações sobre condições de saúde mental, como ansiedade, maior a probabilidade de os funcionários se sentirem psicologicamente seguros ao procurar tratamento.

Incentive os funcionários a usar o Programa de Assistência à Saúde Mental

Lembrar os funcionários sobre os benefícios de saúde mental disponíveis pode ajudar. Normalizar a ansiedade como algo comum e encorajar sua força de trabalho a buscar ajuda quando necessário também é uma boa ideia.

Apoie os gestores no apoio aos funcionários com ansiedade

Isso inclui trabalhar com os gerentes em estratégias para gerenciar com empatia e compaixão. Isso pode não ocorrer naturalmente para todos os gestores. Lembre aos gestores que um local de trabalho de apoio ajuda a construir a lealdade, dedicação e engajamento dos funcionários para um bom desempenho para a organização, o que, em última análise, beneficia a todos.

Assim, um ambiente que atenda às necessidades do funcionário e do empregador é um cenário onde todos ganham. Por exemplo, se o seu supervisor lhe atribuir verbalmente várias tarefas e você achar que isso é complicado, pergunte ao mesmo se seria possível enviar-lhe as tarefas por e-mail também.

Dessa forma, se você puder ter alguém menos esgotado e menos estressado, o empregado e o empregador ganham. 

Em suma, a ansiedade e o estresse não devem ser ignorados. Profissionais como conselheiros , psicólogos e terapeutas podem ajudá-lo a saber melhor como lidar com a ansiedade. Eles podem recomendar sessões regulares de terapia, medicação ou outro tratamento. Por isso, não deixe de procurar ajuda médica. 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre produtividade e gestão de tempo. 




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