9 de abril de 2022

7 dicas de como ser mais produtivo nos estudos da faculdade e concurso


Afinal, como ser mais produtivo nos estudos? Quando você está na escola, é mais fácil manter o foco e ser produtivo do que quando está em casa.

Em casa, você precisa fazer o possível para evitar as distrações do telefone, da TV, do laptop, da cama e muito mais! 

Na escola, muitas dessas distrações nem estão presentes. Então, como qualquer aluno, mesmo o mais responsável, pode estudar com eficiência quando não está no ambiente escolar?

Existem algumas coisas simples que os alunos podem fazer em sua vida cotidiana para saber como ser mais produtivo nos estudos e garantir maior eficácia enquanto trabalham em casa. 

Se você quiser estudar muito durante o dia para ter algumas horas despreocupadas à noite, confira essas dicas de estudo fáceis de implementar.

O que é ser produtivo nos estudos?

No início do turno de estudo, trate de levar sua produtividade ao topo o mais rápido possível. Se você perder a chance, terá dificuldade em se concentrar durante todo o turno e seu pico de produtividade também será baixo. Como você poderia esperar, a maioria dos alunos acabam estragando tudo desde o início.

Embora você provavelmente passe a maior parte do aquecimento estruturando seu planejamento e procurando informações, não hesite em prosseguir para a parte de execução assim que sua produtividade atingir o pico. 

Porém, cada indivíduo tem uma capacidade de energia limitada para distribuir entre suas prioridades, que devem ser restauradas posteriormente.

Por exemplo: se você se espremer por 10 horas em um dia, vai acabar queimando todo seu suprimento de energia de estudos em só 3 dias, pois a restauração levará mais tempo e seu dia seguinte será desperdiçado. 

Uma alternativa melhor seria estudar 5 horas e ir ao lazer depois. Tudo isso faz com que você seja produtivo nos estudos.

Como fazer um plano de estudo para faculdade?

Você não apenas precisa priorizar as disciplinas e cursos para os quais precisa estudar em um determinado período, mas também fazer malabarismos com outras responsabilidades, como família, amigos e entretenimento. 

Em última análise, porém, com um pouco de pensamento e um pouco de trabalho, você não terá problemas para criar um cronograma e cumprir todos os seus objetivos acadêmicos. Vejamos abaixo!

  • Estabeleça metas de curto e longo prazo para estudar;
  • Liste todas as matérias que você precisa estudar;
  • Descubra o que você precisa fazer para cada assunto ou exame;
  • Priorize sua lista;
  • Divida seu tempo disponível durante a semana em blocos de estudo;
  • Reserve tempo para atividades não acadêmicas;
  • Preencha seus blocos de estudo;
  • Avalie sua agenda atual;
  • Leve em consideração o seu estilo de aprendizagem;
  • Faça pausas curtas e cumpra-as.

Sem um plano próprio e desenvolvido por você mesmo, será impossível ter sucesso nos estudos e suas notas possivelmente serão ruins, aos menos que você seja um gênio.

Como começar a estudar para concurso?

Não é tão complicado como as pessoas testemunham por aí em relação a estudar para concurso. 

O primeiro passo deve ser você conhecer o edital para o cargo que escolheu. Lá terão todos os prováveis conteúdos que estarão na prova.

O segundo passo é se organizar e focar na sua meta que deve ser: passar no exame. Para isso, já disponibilizamos ótimas listas tanto para o plano de estudo para faculdade e nas dicas abaixo para render mais.

Dicas para render mais nos estudos

Todos os alunos buscam formas de serem mais efetivos em suas áreas de estudo, alguns já contam com alguma estratégia, porém, se você não é um deles, aqui está uma proposta pronta para ser executada:

1. Crie um espaço de estudo

Aprender em modo remoto te dá muita praticidade, pois você pode estudar na hora do almoço ou em movimento. 

Entretanto, quando os prazos estão próximos, uma boa sugestão é montar um local de estudo, longe das distrações da casa, onde você consiga realmente focar na sua meta.

2. Aproveite ao máximo seu deslocamento diário

O morador da cidade de São Paulo viaja, em média, por 57,1 minutos por dia. 

Se este é seu cenário e você tiver sorte de realizar isso de transporte público, você deve usar esse período ‘perdido’ para revisar os materiais do curso. Busque não consumir de maneira errônea seu tempo mesmo dentro de outra atividade como esta.

3. Planeje seu dia

Consultas médicas, reuniões de trabalho, reuniões entre amigos… às vezes é fácil sentir que o seu dia está mais saturado do que o possível!

Porém, se você realmente listar todas as suas obrigações em um calendário, com certeza verá onde tem lugar para preencher um pouco de estudo extra. Essa abordagem significa que você não precisa cancelar ou reorganizar seus outros compromissos, mas facilita a identificação do tempo que você já tem livre.

4. Conte com um gerenciador de tempo

Apesar da tecnologia ser uma grande fonte de distração, ela também pode auxiliar em alguns momentos, como fazer a gestão do seu tempo.

Muitas pessoas não sabem a quantidade de tempo que precisam para absorver um conteúdo nos estudos, ou finalizar algum trabalho estudantil. E é aí que entram as ferramentas de gestão de tempo, como o Neotriad.

Com este tipo de ferramenta, você consegue saber quanto tempo demora para concluir uma tarefa, e então consegue gerenciar de forma mais eficaz o seu tempo, tornar o  seu planejamento educacional muito mais assertivo e ser mais produtivo nos estudos no geral. 

Com um gerenciador de tempo você também consegue organizar sua agenda e seus compromissos sociais, e assim encontrar o tempo ideal para os estudos e para o lazer. 

Nada melhor do que ter tudo planejado, e ainda de forma automatizada, né? 

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal

5. Mantenha-se saudável

Nada pode atrasá-lo e fazer com que você perca seus compromissos como uma doença! Embora algumas doenças simplesmente não possam ser evitadas, sempre vale a pena tentar se manter o mais saudável possível.

Por isso, é necessário que você se mantenha sempre hidratado, pois se sua saúde não estiver adequada poderá diminuir seu desempenho físico e intelectual. 

Outra dica é a boa alimentação. Que não seja muito pesada e com foco em alimentos que ajudam e melhoram a concentração, como o coco, castanhas e azeite.

Não podemos esquecer do descanso: ir dormir cedo e no mínimo 8 horas são medidas que podem potencializar sua concentração e aumentar a produtividade, isso também ajuda a evitar o estresse da pressão do aluno.

6. Faça anotações eficazes

Um bom conjunto de notas sempre tornará mais fácil escrever suas tarefas e preparar discussões. Mas para que as notas sejam consideradas ‘boas’, elas precisam ser organizadas e bem escritas. 

Você pode buscar infográficos que oferecem ótimas dicas e técnicas para fazer anotações como um profissional. 

Leia também: Por que e como fazer anotações: Conheça os fatos que vão te convencer a aderir ao hábito de anotar tudo

7. Defina metas

Às vezes, nada pode fazer você deixar de lado as distrações e se dedicar a um trabalho como a promessa de uma grande recompensa. 

Estabeleça pequenas metas para si mesmo e dê-se recompensas quando tiver sucesso. Pode não parecer muito, mas você ficará surpreso com o quanto isso o motiva!

Agora que já sabemos como ser mais produtivos nos estudos, podemos iniciar de fato aquilo que aprendemos para que nossa carga de pressão diária possa diminuir e cheguemos ao nosso alvo com sucesso.

Quer fazer a gestão detalhada do seu tempo para melhorar os estudos? Então conheça hoje mesmo o Software Neotriad e experimente por 14 dias gratuitos.





Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.