colaboradores,empreendedorismo,Gestão de equipes,inovação,liderança,produtividade,

19 de setembro de 2019

Como ser um empreendedor de sucesso: 10 dicas essenciais


Você já parou para pensar em como ser um empreendedor de sucesso? O que será que os grandes empresários fizeram para chegar aonde chegaram? Certamente existem alguns aspectos que podem ser replicados de forma eficaz, independentemente do porte ou do segmento em que o seu negócio se encaixa. 

Quer saber como ser um empreendedor de sucesso? Confira 10 dicas excelentes para você dar consistência à empresa e fazê-la evoluir diante dos concorrentes. Vale a pena adotar cada uma delas para ter maiores chances de êxito! 

1. Seja apaixonado pelo seu negócio 

Quem afirma que empreender é navegar por mares calmos e previsíveis certamente não diz a verdade. Ter um negócio próprio envolve desafios constantes e pode ter momentos de forte turbulência e de perdas severas. Não é o mais animador dos cenários, mas os empreendedores têm condições de triunfar se trilharem o caminho correto. 

Diante das dificuldades que tendem a surgir, a primeira e mais fundamental dica é ter verdadeira paixão pela empresa. O dono deve ser o primeiro a abraçar o negócio e cuidar dele com todo carinho do mundo.  

Naturalmente, não é recomendável que essa devoção extrapole os limites e comprometa a vida pessoal. Busque equilíbrio, mas tenha em mente que, para o negócio virar, é importante dar a ele grande atenção. 

2. Monte uma equipe competente 

Construir uma equipe profissional é um importante passo no processo de como ser um empreendedor de sucesso

A sua paixão pela empresa não será o bastante se faltar competência nas outras pessoas responsáveis por fazê-la caminhar. Por isso dedique um bom tempo de pesquisa e entrevistas para montar uma equipe coesa e recheada de talentos

O capital humano da empresa é um ativo de grande valor, pois impacta tudo que envolve o negócio, desde a produção até o relacionamento com os clientes. 

3. Saiba exatamente como pretende ganhar dinheiro com a empresa 

Uma ideia que em princípio pareçã incrivelmente promissora não dá qualquer garantia de que pode se converter em uma empresa de sucesso. A dica é manter os dois pés no chão e racionalizar o modelo de negócio para verificar o seu verdadeiro potencial. 

Em linhas gerais, é preciso compreender como a empresa vai render dinheiro a você e aos demais sócios. Estruture um plano claro que preveja as entradas e saídas de dinheiro, bem como o público-alvo e o potencial do mercado em que o negócio vai se encaixar. 

4. Cerque-se de pessoas mais inteligentes do que você 

Já ouviu a teoria de que nós somos equivalentes à soma das cinco pessoas com as quais mais convivemos? Pois bem, essa ideia tem fundamento e pode ser levada em consideração quando o assunto é empreendedorismo. 

É bastante positivo que quem lidera seu próprio negócio mire sempre mais alto e não se deixe estagnar. Conviver com pessoas mais inteligentes e cheias de ideias vai lhe instigar a crescer e trazer novos insights para a empresa. 

5. Procure dosar o otimismo ao estimar a receita 

Planejamento financeiro do seu negócio é outro ponto importante sobre como ser um empreendedor de sucesso

Todo mundo espera que seu negócio dê lucro logo de cara e possa ostentar uma saúde financeira invejável. Mas o cenário de conto de fadas é o menos provável e o empreendedor mais racional tem de dosar o otimismo – principalmente no início. 

Estimar a receita faz parte do planejamento do negócio, mas é prudente deixar uma margem para imprevistos e gastos extras. O orçamento muito apertado pode provocar tombos dos quais a empresa leva algum tempo para se recuperar. 

6. Seja um vendedor em todos os momentos 

Por melhores que sejam os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa, eles certamente não se venderão sozinhos. O empreendedor é, em grande medida, um vendedor incessante em busca de melhores condições para desenvolver seu negócio. Assim sendo o ideal é que essa mentalidade se aplique tanto para vender um bombom em uma mercearia quanto para ir atrás de um investidor para a empresa. 

O dono que mantém essa veia vendedora tem muito mais chances de fazer o faturamento crescer ano após ano. Além disso, o mindset vendedor tende a inspirar os colaboradores a terem também esse “sangue nos olhos”. 

(Leia também: Conteúdo para empresas: 7 razões para confiar nessa estratégia

7. Seja confiante sem ser arrogante 

Se o dono não confiar em sua própria empresa, quem vai confiar? É evidente que você deve ter a segurança de que o negócio vai prosperar, mas a dica é ter cuidado para não deixar que a confiança extrapole o limite e se transforme em arrogância. 

Uma boa maneira de conduzir o negócio é alimentar a confiança de que ele vai dar certo, ou seja, tome atitudes para desenvolvê-lo. Acreditar por acreditar não basta, é importante ser inquieto para manter a empresa em evolução. 

(Leia também: Conheça os 10 maiores líderes do mundo nos últimos anos

8. Conheça a concorrência (não apenas os principais players) 

Estude sua concorrência!

Para a sua empresa ter sucesso, é muito provável que ela tenha de disputar mercado com alguns rivais – a menos que você vá explorar um nicho totalmente novo. Conhecer a concorrência é algo benéfico sob dois pontos: 

  • Compreender as boas práticas: a observação dos rivais permite que você entenda o que tem funcionado nesse mercado. 
  • Explorar lacunas: é provável que a sua análise sobre as concorrentes evidencie certas fraquezas dessas empresas. Esse entendimento vai evitar que o seu negócio incorra nos mesmos erros e, mais do que isso, possa crescer justamente por meio dessa brecha. 

9. Construa relacionamentos no mercado 

Networking é uma arma muito poderosa do empreendedor porque fazer conexões com outros profissionais expande os horizontes do seu negócio. Os relacionamentos obtidos no mercado viabilizam parcerias estratégicas para investimentos em sua empresa ou para dar a ela novas perspectivas em termos de clientes. 

Dedique-se à construção do networking sempre que possível. Participe de eventos, faça viagens (nacionais e internacionais) e divulgue a sua empresa para ampliar a visibilidade.  

10. Atualize-se de forma contínua 

Buscar sempre por atualização nos conhecimentos é uma dica de como ser um empreendedor de sucesso

O networking e a troca de ideias com outros empreendedores é uma maneira de se atualizar. Porém, é fundamental que você não se limite a isso. Invista em cursos para seguir em desenvolvimento e procure obter o conhecimento mais moderno do mercado. 

Lembre-se que o entendimento sobre o que há de mais atual em seu segmento pode ser determinante para sua empresa dar o próximo passo. Pois se você não for ágil, seu concorrente será. 

Como ser um empreendedor de sucesso: dica extra! 

Agora você já conhece 10 das mais eficientes iniciativas relacionadas a como ser um empreendedor de sucesso. Vamos deixar uma dica extra bastante valiosa para empreendedores que tem de gerir equipes.

Neotriad é um software desenvolvido para elevar a produtividade do seu time e melhorar a administração do tempo e das atividades. Saiba tudo sobre a ferramenta e faça um teste gratuito durante duas semanas! Preencha o formulário abaixo e comece agora mesmo:




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



colaboradores,empreendedorismo,Gestão de equipes,inovação,liderança,produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.