empreendedorismo,Gestão de equipes,gestão de tempo,liderança,produtividade,

3 de outubro de 2019

Liderança: como ter mais tempo para o que mais importa


Se houvesse uma “pergunta de 1 milhão de dólares” no mundo empresarial, seria: como ter mais tempo? Líderes buscam diferentes formas de fazer as horas do seu dia render mais, mas muitas vezes parecem insuficientes.

Você também não sabe como ter mais tempo para o que mais importa? É fundamental adotar algumas medidas que aumentem a produtividade e permitam que você faça muito mais em menos horas.

Preparamos uma lista com cinco dicas fundamentais para líderes que desejam compreender como ter mais tempo em sua rotina. Confira quais são elas!

1. Aprenda a priorizar

Aprender a priorizar é uma dos jeitos mais importantes sobre como ter mais tempo

Se tudo que está na sua agenda parece importante demais, algo está errado. É preciso parar para pensar se você não tem falhado na hora de priorizar.

É tudo uma questão de lógica. Se todas as atividades são consideradas muito importantes, certamente faltará tempo para concluir alguma delas. O líder deve ter cuidado para não querer abraçar o mundo. Entenda que nem tudo é prioridade absoluta.

Vamos supor que realmente você tenha muitas atividades importantes em sua empresa. Ainda que isso seja verdade, é provável que elas façam parte de diferentes projetos e tenham prazos distintos.

A ideia de priorizar não passa apenas por riscar certas tarefas da sua lista, mas de ordená-las de forma racional. Uma dica extra nesse ponto é não deixar as atividades mais difíceis para depois. Se elas forem importantes, procure concluí-las antes para se motivar e ser mais produtivo na realização das demais tarefas.

(Leia também: Gerente de projetos: 6 dicas para organizar sua equipe)

2. Não se comprometa além da conta

Não se comprometa além da conta. Assim você acaba perdendo tempo.

Muitas pessoas têm a tendência a dizer sim para quase todos os pedidos que aparecem em seu dia a dia. Quando um líder faz isso, o risco de se atrapalhar diante das demandas é ainda maior.

Quem ocupa cargos de chefia deve tomar cuidado para não se comprometer além da conta. Lembre-se que suas atividades são essenciais para o bom andamento do negócio.

Solicitações que aparecem como urgências costumam ser verdadeiras ciladas, ainda que pareçam indispensáveis. Como líder, você deve perguntar se outra pessoa não pode ajudar naquela tarefa e por que ela se tornou algo urgente. Será que faltou organização para a equipe?

Em situações emergenciais, é evidente que o apoio direto do líder pode ser decisivo. Mas isso deve ser visto como uma exceção.

(Leia também: Desenvolvimento pessoal e profissional: 7 dicas fundamentais)

3. Delegue tarefas sem medo

Como ter mais tempo? Aprenda a delegar tarefas sem medo

Há um sério pecado que milhares de líderes cometem na melhor das intenções: delegar pouco. Muitos chefes entendem que estão sendo produtivos ao absorver atividades de rotina e ajudar diretamente seus colaboradores.

Acontece que ninguém é super-herói e tampouco somos capazes de parar o tempo. Quem não delega atividades corre o sério risco de, em algum momento, deixar de cumprir alguma tarefa gerencial de grande importância.

Os líderes devem montar uma equipe competente justamente para não precisarem colocar a mão na massa e terem tempo para a condução do negócio. Crie uma cultura de autonomia para os colaboradores ou pelo menos para os gestores de sua confiança.

Empresas que valorizam a delegação de tarefas tendem a produzir resultados mais expressivos, pois todos rendem em seu máximo. Em geral, esses negócios não sofrem com aquelas paralisações de atividades à espera do crivo do comandante.

(Leia também: Ambiente de trabalho produtivo: como o líder pode ajudar?)

4. Faça pausas estratégicas

Mesmo para ser produtivo é importante fazer pausas estratégicas

Por mais que a gente deseje ser produtivo em nosso dia a dia, é essencial fazer algumas pausas. Do contrário, a tendência é que fiquemos extenuados e que o rendimento caia de forma vertiginosa.

A melhor maneira de fazer pausas em um cronograma apertado é justamente incluir os breaks como atividades importantes. Parar por meia hora para meditar, caminhar ou ler um livro pode parecer algo trivial, mas ajuda demais a recarregar as baterias.

Entenda os breaks como uma maneira de voltar ao seu pico de produtividade e, mais do que isso, de manter a saúde em dia. Pense que o trabalho desmedido pode resultar em doenças ou distúrbios que deixam você de molho por dias.

(Leia também: Síndrome de burnout coloca em risco a gestão de equipes)

5. Manter a organização é uma das maneiras de como ter mais tempo

Planejar e coordenar bem as atividades é algo vital para líderes que desejam se manter produtivos. Há diferentes formas de ser organizado, mas a mais recomendável é sistematizar as tarefas e compromissos de sua semana.

Como fazer isso? Com um software próprio para a gestão de tempo e de equipes. O Neotriad evita que você se esqueça de atividades importantes e, mais do que isso, faz a disposição das tarefas ao longo da semana.Ao utilizar o Neotriad, você perceberá quanto tempo leva para concluir cada atividade e poderá também monitorar os membros de sua equipe por meio da funcionalidade de projetos.

Quer saber como ter mais tempo? Certamente o Neotriad é um excelente começo! Veja tudo sobre a ferramenta e faça um teste grátis com sua equipe durante duas semanas. Preencha o formulário a seguir e comece agora.




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



empreendedorismo,Gestão de equipes,gestão de tempo,liderança,produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.