empreendedorismo,empresa,inovação,liderança,

22 de agosto de 2019

Conheça 10 dos maiores líderes do mundo nos últimos anos


Quais são as virtudes de um grande líder? Existem muitos aspectos que ajudam a moldar o comandante ideal para uma equipe, uma empresa ou um país. Definir os maiores líderes do mundo não é uma tarefa fácil porque há muitos nomes de peso. Porém, esse post traz 10 personalidades que podem inspirar você em sua liderança diária.

A lista com 10 dos maiores líderes do mundo nos últimos anos conta com notáveis e representantes de diferentes países. Surpreendentemente tem até uma adolescente em nossa seleção! Confira o top 10 a seguir.

Barack Obama

Barack Obama: um dos maiores líderes do mundo

Sem dúvida o homem que ocupou a cadeira mais importante do mundo durante oito anos não poderia estar fora da nossa lista. Barack Obama é uma inspiração para pessoas de todo o mundo por diferentes razões. A primeira delas é a capacidade demonstrada por ele para conduzir diferentes tensões internas e externas durante sua administração.

Além disso, Barack Obama apresenta alguns traços fundamentais em grandes líderes. O ex-presidente sabe reconhecer o momento de assumir riscos ou de fazer mudanças significativas, além de ser um excelente comunicador.

Greta Thunberg

Com apenas 16 anos de idade, a sueca Greta Thunberg é a mais jovem líder da nossa lista. Seu grande feito foi dar visibilidade à causa das mudanças climáticas em 2018. Greta foi uma das líderes de um movimento que se espalhou por mais de 200 cidades de dezenas de países.

A adolescente tem um longo caminho a percorrer, mas sua presença na lista tem relação direta com a precocidade de seus feitos. Seja como for, Greta Thunberg demonstra que não existe idade certa para arregaçarmos as mangas e lutarmos por aquilo em que acreditamos. Isso vale para seu ativismo e também para o mundo empresarial, de onde costumamos pinçar os grandes líderes.

Jacinda Ardern

Mais uma liderança que vem do campo da política, Jacinda Ardern é a mais jovem primeira-ministra da Nova Zelândia, eleita em 2017. Ardern tem sido reconhecida, desde então, pela sensibilidade com que trata os sérios assuntos que uma chefe de estado tem de encarar.

Jacinda Ardern tem sido um exemplo para o mundo e transmite a poderosa ideia de que ele pode ser um lugar melhor para todos. Sempre em tom conciliador, a líder da Nova Zelândia tem se mostrado uma grande comunicadora.

Jeff Bezos

Jeff Bezos, dono da Amazon e um dos maiores líderes do mundo atualmente

A ascensão da Amazon nos últimos anos é notável. O que já era um colosso no varejo, inesperadamente, abocanhou uma fatia importante do mercado de conteúdo audiovisual on demand com o Amazon Prime Video.

Jeff Bezos, que fundou a empresa em 1994 e se manteve como CEO durante os 25 anos que se seguiram. Dentre suas qualidades, podemos destacar o zelo absoluto com os consumidores e, principalmente, a visão de longo prazo e pensar fora da caixa para fazer a empresa despontar.

Ma Huateng

Um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, o chinês Ma Huateng é o principal expoente da evolução da indústria em seu país. Ele é fundador e presidente do conselho da Tencent, maior portal de serviços de internet da China.

Como Ma Huateng pode inspirar novos líderes? A princípio, a virtude que chama a atenção é a agilidade que o empresário teve para se manter na dianteira da corrida tecnológica em um dos maiores mercados consumidores do mundo. Em seguida, a flexibilidade de Huateng e da Tencente, para expandir seu alcance, com smartphones e jogos eletrônicos.

Malala Yousafzai

A luta de Malala pela educação de jovens e mulheres a coloca na lista de líderes mundiais

Malala Yousafzai é mais uma jovem ativista em nosso top 10. Sua luta é pelo acesso das mulheres à educação em uma área do Paquistão dominada pelo grupo fundamentalista talibã. Malala teve repercussão internacional principalmente após sobreviver a um atentado sofrido aos 15 anos de idade, em 2012. Desde então, ela não mediu esforços para cumprir sua missão de levar educação a mulheres paquistanesas.

A coragem para enfrentar um inimigo assustador como o talibã e a nobreza de sua causa levou Malala a ser a pessoa mais jovem a conquistar o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos de idade. Por consequência, a ativista inspira pessoas de todo o mundo.

Masayoshi Son

Fundador do conglomerado financeiro japonês SoftBank, Masayoshi Son é um empreendedor na acepção da palavra. Ele desejou ter seu próprio negócio desde a adolescência e logo mirou no mercado que parecia ser o futuro, a tecnologia.

Ainda nos anos 1970, ele criou empresas focadas em tecnologia e começou a sua trajetória de sucesso. Na década seguinte, fundou a SoftBank, que se tornaria um colosso com investimentos em diferentes áreas. 

A visão de futuro é uma das grandes virtudes de Masayoshi Son, que demonstrou repetidas vezes a capacidade de identificar segmentos e empresas com potencial.

Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é considerada um exemplo de liderança

Mais conhecida por seu célebre talk show, Oprah Winfrey é uma das empresárias mais admiradas do mundo. O caminho para se tornar uma grande líder passou por aspectos como o cuidado ao montar a sua equipe e a atenção destacada para a extensão da sua marca. Esse ponto é fundamental, pois Oprah soube compreender o momento em que o seu nome extrapolou o programa de TV e se tornou uma marca de grande relevância.

Como isso foi possível? Graças a outra virtude de Oprah, a capacidade de sonhar grande e agarrar oportunidades de crescimento.

Sheryl Sandberg

CEO do Facebook desde 2008, Sheryl hoje é uma das maiores líderes do mundo

CEO do Facebook desde 2008, Sheryl Sandberg é a grande responsável pelo imenso sucesso da empresa na atual década. Comandar uma das principais companhias do mercado de tecnologia é um desafio de respeito. Por isso, Sandberg demonstrou virtudes muito importantes em sua caminhada, dentre as quais podemos destacar o espírito de equipe, a paixão pelo negócio e a ambição de fazê-lo chegar cada vez mais longe.

Aqui mesmo em nosso blog, apresentamos cinco grandes lições de liderança trazidas por Sheryl Sandberg. Clique aqui e confira.

Tim Cook

O sucessor de Steve Jobs, e hoje um dos maiores líderes mundiais, Tim Cook

Suceder Steve Jobs talvez seja um dos grandes desafios da história do empreendedorismo. O gênio por trás da maçã tinha qualidades únicas e ninguém teria condições de reproduzi-las de forma perfeita.

Tim Cook foi o encarregado de honrar o legado de Jobs e o fez com brilhantismo. Após passar com sucesso também pela Nike, Cook assumiu as operações da Apple e teve a sabedoria para dar passos atrás em determinados momentos e para assumir riscos em outros tantos. Tim Cook também é reconhecido pela transparência com que toca a Apple.

A ferramenta que todo grande líder deve ter!

Pronto, agora você já tem a inspiração de 10 dos maiores líderes do mundo nos últimos anos. Vamos deixar uma dica final para você dar um salto de produtividade em seu negócio. O Neotriad é uma ferramenta de gestão de equipes criada para líderes tornarem as suas empresas mais competitivas e organizadas. Quer saber como ele funciona? Então clique aqui faça um teste gratuito durante 14 dias!




Deixe seu comentário