13 de abril de 2020

Crise empresarial: 7 iniciativas para superar a tormenta


Crise empresarial: 7 iniciativas para superar a tormenta

A covid-19 impôs ao mundo uma crise empresarial sem precedentes. Em um cenário caótico, negócios de pequeno e médio porte têm sofrido ainda mais.

Diante de um desafio tão grave, o que essas empresas menores podem fazer para superar a crise empresarial? A resposta não é simples e não existe garantia de que determinada atitude pode representar uma solução definitiva. Mas existem alguns caminhos que os empreendedores podem explorar nesse momento.

Confira a seguir quais são as principais iniciativas para superar a crise trazida pelo novo coronavírus!

(Leia também: Como ser um empreendedor de sucesso: 10 dicas essenciais)

✍️ 1- Faça uma readequação das metas

O primeiro impacto de uma forte crise empresarial recai sobre os resultados do negócio. O faturamento e a receita tendem a cair de forma acelerada, por isso é emergencial que o empreendedor tome uma atitude em relação a isso.

Diante de um cenário crítico, uma medida prudente é redesenhar as metas da empresa. Procure manter os pés no chão e faça um diagnóstico racional sobre a situação que se apresenta. Certos mercados são mais afetados por uma crise como a que foi imposta pelo coronavírus. É preciso entender de que forma o seu segmento pode sofrer consequências com a paralisação e a quarentena.

✍️ 2- Mapeie novas oportunidades de mercado

Readequar as metas é um primeiro passo, mas deve estar associado a outra iniciativa importante. Grandes empresários carregam a virtude da inquietude e estão sempre em busca de novas oportunidades.

Diante da crise, você poderá detectar novas portas para explorar com o seu negócio. Talvez você note que vale a pena focar em determinado serviço ou em uma linha de produtos que até então era secundária para a empresa.

A depender do que for identificado, é possível até mesmo abrir um novo negócio para atuar em um segmento totalmente diferente daquele em que você atuava.

✍️ 3- Explore o universo digital para se adaptar

Durante o período de quarentena, temos mais tempo para buscar estratégias dentro da internet. Digamos que a sua empresa tinha uma presença digital tímida até a chegada do novo coronavírus. Quem sabe essa não é uma oportunidade de explorar canais online para vender os seus produtos ou serviços.

Quando falamos em explorar o universo digital, não se trata simplesmente de criar um perfil corporativo no Instagram. É claro que isso até pode ser uma boa para seu negócio, mas compreender os canais da internet como um todo vale muito a pena. Procure conhecer mais sobre o Google ou sobre estratégias de e-mail marketing.

(Leia também: Como o marketing de conteúdo ajuda pequenas e médias empresas)

✍️ 4- Se mantenha em contato com o seu público

Ainda que os clientes não possam ir à sua loja no momento, não significa que você não deva seguir em contato com eles. A quarentena é um momento decisivo no processo de fidelização, por mais que não seja o curso natural das coisas. 

Procure se manter próximo das pessoas e, principalmente, comunique a elas como está o funcionamento da empresa durante o período de isolamento. Algum serviço foi modificado? O funcionamento foi interrompido? Você adotou o modelo de delivery?

Outra dica relevante é se mostrar conectado ao que se passa na sociedade. Procure entender como seus clientes e potenciais clientes têm encarado o momento desafiador, demonstre empatia. Conteúdos que forneçam informações sobre a pandemia também são bem-vindos.

✍️ 5- Estude e busque capacitação de forma contínua

Que tal focarmos no tempo extra que temos durante a quarentena? A crise empresarial é grave, evidentemente, mas podemos fazer o uso mais inteligente possível desse tempo excedente que temos em casa.

Depois de se dedicar bastante a pensar novas soluções para o negócio, vale se dedicar ao seu próprio desenvolvimento. Muitas instituições de ensino liberaram cursos online gratuitos que podem ajudar você a evoluir profissionalmente e aprender mais sobre gestão. Outra dica é se dedicar aos estudos de idiomas.

(Leia também: Desenvolvimento profissional: como se manter em evolução)

✍️ 6- Mantenha uma boa gestão de equipes

Provavelmente, a crise empresarial imposta pelo novo coronavírus alterou as dinâmicas de trabalho no seu negócio. Seja com home office, horários alternativos ou mudanças de funções dos colaboradores, é importante que todos estejam cientes do seu papel na empresa.

A gestão de equipes se torna ainda mais vital durante a crise empresarial, pois cada um deve dar o seu máximo para manter o negócio de pé. Organize os projetos e tarefas para todos seguirem produtivos durante a quarentena – na medida do possível. Tenha conversas francas com os funcionários para que eles entendam o desafio, mas sintam também que o líder tem confiança no seu trabalho.

(Leia também: Software de gestão de projetos: conheça os recursos do Neotriad)

✍️ 7- Não desanime!

Muito se falou em resiliência nos últimos anos. Essa palavra se tornou ainda mais importante diante de uma crise sem precedentes como essa que vivemos atualmente. Procure manter a cabeça erguida e a disposição para fazer o seu negócio seguir firme diante dessa tempestade.A crise empresarial provocada pelo novo coronavírus é séria, mas temos condições de enfrentá-la. Confira outros posts aqui em nosso blog para ter novos insights sobre liderança, produtividade e empreendedorismo!




Deixe seu comentário