5 de maio de 2020

Dicas de liderança: 4 traços fundamentais de líderes confiantes


Liderar é um grande desafio para qualquer pessoa, pois demanda diferentes habilidades e atributos. Existem algumas dicas de liderança para você se tornar mais eficaz e produtivo no comando de uma equipe ou de uma empresa.

Uma posição de ascendência sobre outras pessoas demanda confiança, é muito importante que os seus subordinados percebam firmeza nas decisões e orientações. Selecionamos algumas dicas de liderança que tem muito a ver com essa ideia de que quem comanda deve ser confiante.

Veja a seguir quais são as dicas de liderança que mais contribuem para que você se torne mais confiante na relação com a sua equipe!

1- Não tenha medo de estar errado

Duas verdades: ninguém está sempre certo e todas as pessoas podem aprender demais com seus erros. Entender esses dois pontos é essencial para qualquer líder.

É saudável que o comandante seja propositivo e busque soluções. Mas vai haver casos em que determinada decisão se mostra pouco eficiente e é necessário corrigir a rota. Mantenha-se aberto a sugestões do seu time e reconheça de forma aberta quando for preciso mudar o curso.

Alguém pode supor que essa postura denota certa insegurança. Muito pelo contrário. Inseguro é aquele líder que tenta ser o dono da razão na marra e que persiste nos erros. Quem é confiante e sabe que acerta na maior parte das vezes vai dar o braço a torcer e reconhecer quando comete um deslize. E, de quebra, esse tipo de líder estabelece uma conexão mais relevante com seus funcionários.

Se preocupe em seguir pelo caminho certo para a empresa, não em estar sempre certo e ter a palavra final.

(Leia também: Crise empresarial: 7 iniciativas para superar a tormenta)

2- Antes de pensar em falar, ouça bastante

Diz o velho ditado que Deus nos fez com dois ouvidos e uma boca para que a gente escute mais do que fale. Mas sabemos bem que muita gente acaba falando pelos cotovelos e não se mostra aberta ao diálogo.

Um bom líder é aquele que ouve a sua equipe e recebe sugestões e críticas com entusiasmo. Quem fala muito e ouve pouco demonstra insegurança e a necessidade de se impor à base da força e da coerção.

O líder confiante quer saber realmente o que cada membro do seu time pensa a respeito das decisões da companhia. Ele é suficientemente inteligente para saber que várias pessoas podem contribuir para o crescimento do negócio.

O hábito de dar voz aos colaboradores também dá a eles mais confiança para que realizem seu trabalho com desenvoltura e competência.

(Leia também: Liderança: como ter mais tempo para o que mais importa)

3- Abra mão do protagonismo

Shot of a businesswoman listening intently during a conference

A empresa atingiu as suas metas com louvor? Quem merece mais os parabéns?

Grandes resultados, via de regra, são fruto do bom trabalho em equipe. Empresas onde cada colaborador desempenha bem o seu papel tendem a triunfar, por isso cabe ao líder demonstrar esse reconhecimento.

É muito fácil para o chefe bater no peito e se gabar pelo salto qualitativo dado pela área comandada por ele. Mas isso só foi possível pelo esforço e dedicação de quem está abaixo dele na cadeia hierárquica.

Procure celebrar os bons resultados ao lado de todos os colaboradores. Demonstre gratidão e reconhecimento pelo bom trabalho para que isso se torne uma tendência e um ciclo virtuoso no negócio.

4- Crie o hábito de delegar e pedir ajuda

Uma dica de liderança que jamais sai de moda diz respeito à importância de delegar. Um líder não deve se enxergar como um super-herói responsável por coordenar e dar a sua assinatura em todas as atividades do negócio.

É determinante para o sucesso da empresa que o líder distribua tarefas com inteligência e mantenha todo o time produtivo. Além disso, é recomendável que você não tenha medo de pedir ajuda quando sentir necessidade. Ninguém sabe tudo e não há qualquer problema em chamar um colaborador para ajudá-lo em determinadas atividades.

Um benefício adicional em ter humildade para pedir ajuda é a oportunidade de criar uma cultura de solidariedade na empresa. A tendência é que os funcionários ajudem uns aos outros e atuem coletivamente na busca por resultados cada vez melhores.

A dica essencial para delegar melhor!

Agora que você já sabe alguns dos caminhos para se tornar um líder mais confiante, vale a pena anotar a nossa última dica de liderança. Para delegar com eficácia e elevar a produtividade do seu time, conte com a ajuda da tecnologia. O Neotriad é o software de referência quando o assunto é gestão de equipes e gestão do tempo. Saiba como a ferramenta funciona e faça um teste gratuito durante duas semanas!




Deixe seu comentário