hacks de produtividade,produtividade,produtividade no trabalho,produtividade pessoal,

28 de fevereiro de 2022

5 hacks de produtividade para cumprir suas metas este ano


Quer dicas práticas para realmente cumprir as metas que você traçou para este ano? Então aplique estes hacks de produtividade que separamos: escrever as metas, escolha de 4 a 8 metas para o ano, separe-as em tarefas menores, revise periodicamente, use um método fixo. Agora, siga a leitura para entender detalhadamente como colocar estes hacks em prática. 

Todo início de ano é igual, fazemos promessas de um ano diferente e estabelecemos metas audaciosas, mas com a correria do dia-a-dia e com os imprevistos que sempre acontecem, no decorrer do ano muitas dessas metas e promessas vão ficando pelo caminho. Logo, mais um ciclo se repete: chega novamente o final do ano e fica aquela sensação ruim de paralisia e de falta de progresso.

Então, a grande pergunta é: “Como mudar esse jogo???”

Nesse artigo vou compartilhar alguns hacks de produtividade que fui aprendendo e aperfeiçoando a mais de uma década, e que podem ajudar a qualquer um a ter um ano mais produtivo e com mais resultados.

O que é hack de produtividade?

Se você jogar no Google Translate o termo em inglês “hack”, você verá que significa “cortar” ou “picar”. 

Entretanto, este termo também pode significar em português “truques” ou “dicas”. Isso quer dizer que o termo pode significar formas de “cortar caminho” ou simplificar alguma coisa. Por exemplo: hacks de vida (dicas para a vida), hacks de Instagram (truques de Instagram) e hacks de produtividade.

Por isso, vou compartilhar neste artigo hacks de produtividade, ou seja, dicas e truques que você pode aplicar na sua vida que te ajudarão a obter mais produtividade no dia-a-dia e vão fazer você alcançar suas metas e objetivos para este ano. 

5 hacks de produtividade para cumprir suas metas anuais

1)      Escreva suas metas

Não existe meta em pensamento, na cabeça. Quer aumentar suas chances de realizar qualquer meta? Então escreva-a em um documento! 

Eu utilizo um arquivo simples em um editor de textos, no qual coloco minhas metas utilizando a metodologia SMART. Não é obrigatório seguir esse padrão, mas eu gosto porque uma meta deve ser:

  • Específica (S); 
  • Mensurável (M); 
  • Alcançável (A); 
  • Relevante (R) e; 
  • Ter um tempo para ser executada (T).

2)      Menos é mais

Em termos de quantidade de metas, menos é mais. Isto é, pela minha experiência, é melhor estabelecer poucas metas e cumprir o maior número possível do que estabelecer muitas metas e não realizar quase nenhuma. 

O número de metas máximo que funciona para mim em 1 ano são 8 metas. Mas eu aconselho começar com 4 metas ou menos e então criar novas se necessário.

3)     Dividir para conquistar 

Talvez esse seja o grande hack para conseguir melhores resultados: divida sempre que possível sua meta em atividades menores. Nós temos a tendência de executarmos mais tarefas menores e mais simples do que tarefas grandes e complexas. 

Lembre-se: pequenos passos, mas constantes.

4)      Revisão periódica

Lembra do documento que você definiu por escrito sua meta? Então, crie tarefas periódicas para revisar essas metas. Eu faço isso semanalmente, mas quinzenalmente também acredito que funcione bem. 

A revisão periódica tem 2 objetos: o primeiro nos lembrar da meta, o por que ela importante e para acompanhar os indicadores de evolução da meta; e o segundo para fazermos as adaptações e correções de rumo necessárias. 

Como disse na introdução deste artigo, imprevistos acontecem, a nossa vida não é linear, portanto precisamos estar sempre nos adaptando e corrigindo a direção para que no final possamos chegar no nosso destino final.

5)      Tenha um método e utilize a tecnologia a seu favor

Eu utilizo a metodologia Tríade do Tempo e o software Neotriad para o cadastro das minhas metas anuais e divisão das metas em tarefas e compromissos que serão realizados em determinado espaço de tempo. 

Além do Neotriad, dependendo da sua meta, outros softwares e aplicativos podem ser muito úteis no dia-a-dia.

Hacks de produtividade bônus: não desanime e não desista!

Apesar de não ser um hack, como conselho final eu gostaria de dizer “Não desista!!!”

Nem sempre é fácil, problemas e obstáculos surgem a toda hora, mas seguindo os hacks acima tenho certeza absoluta que você conseguirá aumentar muito a probabilidade de realização de qualquer meta.

Outro ponto importante: nem todas as metas serão alcançadas. Às vezes mudanças de planos maiores são necessárias, às vezes será necessário um tempo maior, maiores recursos, etc. Saiba que isso faz parte do processo. O importante é não desanimar e continuar no caminho que no final todo esforço vale os resultados alcançados.




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



hacks de produtividade,produtividade,produtividade no trabalho,produtividade pessoal,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.