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30 de agosto de 2021

Inteligência Emocional no Trabalho: Benefícios e Como Desenvolver


A inteligência emocional é nossa capacidade de reconhecer emoções em nós mesmos e nos outros, de compreender seus efeitos e de usar esse conhecimento para guiar nossos pensamentos e comportamentos dentro do trabalho.

Como as pessoas emocionalmente inteligentes tendem a se relacionar melhor com os outros e a serem mais empáticas e compassivas, é provável que tenham mais sucesso em comparação com suas contrapartes. E isso torna a inteligência emocional algo sobre o qual vale a pena aprender mais.

Neste artigo, vamos abranger melhor o tema e explicar detalhadamente. Confira!

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional (IE) refere-se à capacidade de perceber, controlar e avaliar emoções. Alguns pesquisadores sugerem que a inteligência emocional pode ser aprendida e fortalecida, enquanto outros afirmam que é uma característica inata.

A capacidade de expressar e controlar as  emoções  é essencial, mas também é a capacidade de compreender, interpretar e responder às emoções dos outros.

Por exemplo, imagine um mundo em que você não consiga entender quando um amigo está se sentindo triste ou quando um colega de trabalho está zangado. Os psicólogos se referem a essa capacidade como inteligência emocional, e alguns especialistas chegam a sugerir que ela pode ser mais importante do que o QI  para o sucesso geral na vida.

Daniel Coleman, um dos mais proeminentes defensores do conceito que escreveu “Inteligência Emocional: Por que pode ser mais importante do que o QI”, define cinco habilidades cruciais da inteligência emocional. Eles incluem:

  • Autoconsciência – a capacidade de identificar e compreender as emoções de outras pessoas e as maneiras como afetam os outros ao seu redor;
  • Auto-regulação – a capacidade de pensar antes de agir e gerenciar impulsos;
  • Motivação interna – o impulso para atingir metas por motivos pessoais, não por recompensas e reconhecimento;
  • Empatia – a capacidade de identificar e compreender as motivações de outras pessoas;
  • Habilidades sociais – a capacidade de gerenciar relacionamentos e formar equipes com eficácia.

Como melhorar sua inteligência emocional?

Vejamos quais as formas de obter uma performance otimizada usando a estratégia da inteligência emocional.

  • Acompanhe e perceba as suas emoções ao longo do dia. Como eles impactam a maneira como você responde aos outros? Responder a essa pergunta o deixará mais consciente de suas emoções.
  • Reserve um tempo para pensar antes de tomar qualquer decisão relacionada ao trabalho. Frequentemente, as emoções interferem na capacidade de considerar todas as opções, portanto, mantenha a calma e dê-se algum tempo para pensar.
  • Desenvolva habilidades de escuta ativa. Eles envolvem fazer perguntas, mostrar atenção e fornecer feedback para a outra pessoa.
  • Experimente ver as situações do ponto de vista das outras pessoas. Este é um  excelente primeiro passo para encontrar um terreno comum entre dois pontos opostos.
  • Tente manter uma atitude positiva. Concentre-se no que você ama e construa sua motivação intrínseca, e você se tornará mais otimista.

Existem muitas maneiras pelas quais você pode melhorar as cinco habilidades essenciais da inteligência emocional (autoconsciência, autorregulação, motivação interna, habilidades sociais e empatia), por isso, não deixe de pesquisar cada uma mais a fundo e fazer auto análises frequentemente. 

Como a inteligência emocional influencia no trabalho?

As competências emocionais também desempenham um papel particularmente importante no local de trabalho. Por isso, o conceito atraiu rapidamente a atenção do público, incluindo gerentes de recursos humanos e líderes empresariais.

Os pesquisadores sugeriram que a inteligência emocional influencia a maneira como os colaboradores interagem com seus colegas, e que o QE (Quociente Emocional ou Inteligência Emocional) também desempenha um papel na forma como os colaboradores gerenciam o estresse e o conflito.

Portanto, esse método também tem afetado no desempenho geral no trabalho. Assim, outros estudos relacionaram a inteligência emocional com a satisfação no trabalho.

A inteligência emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos no local de trabalho. É também uma habilidade que os pesquisadores acreditam que pode ser melhorada com treinamento e prática.

Pessoas com alto EQ:

  • Tomam melhores decisões e resolvem problemas;
  • Mantêm a calma sob pressão;
  • Resolvem conflitos;
  • Têm mais empatia;
  • Ouvem, reflitam e respondem às críticas construtivas.

Enquanto as pessoas com baixo EQ:

  • Desempenham o papel de vítima ou evitam assumir a responsabilidade por erros;
  • Têm estilos de comunicação passivos ou agressivos;
  • Recusam-se a trabalhar em equipe;
  • São abertamente críticas dos outros ou rejeitam as opiniões alheias.

A inteligência emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos no local de trabalho.

Leia também: Como o estresse no trabalho pode afetar minha produtividade?

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho e seus benefícios?

Várias organizações usam o EQ para tomar decisões importantes, como contratar funcionários e decidir sobre aumentos salariais. O Fórum Econômico Mundial (2016) classificou a inteligência emocional em sexto lugar entre as dez principais habilidades de que os funcionários precisam até 2025 para ter sucesso no futuro local de trabalho.

Veja, abaixo, os benefícios de que esse método pode auxiliar os gestores por meio de vantagens dentro das empresas.

  • Comunicação eficaz;
  • Prever as reações da equipe a notícias negativas e se preparar adequadamente para isso;
  • Ouvir com eficácia;
  • Gerenciando situações difíceis com sucesso ;
  • Reconhecendo os riscos potenciais para a saúde mental da equipe;
  • Fazendo os funcionários se sentirem à vontade para compartilhar ideias e preocupações com você;
  • Manter-se otimista e ter uma atitude positiva;
  • Ganhar confiança e lealdade rapidamente, o que subsequentemente aumenta o desempenho da equipe;
  • Ser empático e compassivo com os funcionários e clientes;
  • Manter a calma e lidar com a pressão de forma eficaz;
  • Estar aberto a feedback positivo e negativo;
  • Influenciar, inspirar e motivar a equipe, o que ajuda na tentativa de obter apoio para projetos futuros;
  • Motivar você e sua equipe;
  • Resolvendo o conflito de forma justa.

Existem muitas maneiras pelas quais a inteligência emocional influencia o desempenho dos funcionários, e a evidência dessa influência é bem conhecida. Por exemplo, acadêmicos de negócios conduziram vários estudos investigando o tópico e aqui está o que eles descobriram.

Estudos mostram que 71% dos empregadores (profissionais de RH e gerentes de contratação) viam a inteligência emocional mais importante do que o QI. Quando perguntados por que pensavam dessa forma, os funcionários com alto IE demonstraram:

  • Admite e aprende com seus erros;
  • Possuem excelentes habilidades de resolução de conflitos;
  • São mais propensos a permanecer calmos sob pressão;
  • Tendem a tomar decisões de negócios mais bem pensadas;
  • Aceitam bem as críticas;
  • Mantenha as emoções sob controle.

Portanto, ao avaliar a inteligência emocional em funcionários em potencial e melhorar essas habilidades e aptidões nos atuais, você pode melhorar o desempenho profissional de sua força de trabalho.

Reforce a inteligência emocional no trabalho

Em suma, vivemos em uma época em que podemos obter uma certificação em vários tópicos para impulsionar nossas carreiras, graças à tecnologia. Porém, não podemos obter um certificado para inteligência emocional, pois para conquistar essa habilidade, é necessário praticar diariamente, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.

Esta habilidade é algo que temos que abordar como indivíduos, pois temos que reconhecê-la como importante, escolher melhorá-la e continuar a trabalhar nisso – provavelmente pelo resto de nossas vidas. Mas as recompensas valem a pena à medida que nos tornamos melhores colaboradores, cônjuges e pessoas.

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