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21 de março de 2019

Liderança de equipe: como elevar a confiança do time


A falta de confiança é fatal para o desempenho individual e coletivo. Pois na liderança de equipe, uma das principais atribuições é alimentar um ambiente de confiança que possa reverberar em todos os colaboradores.

Aqui no blog, já falamos bastante sobre liderança e quais são as virtudes de um grande líder. Mas vale muito a pena focarmos na questão da confiança. Quando os profissionais estão seguros de seu trabalho e do andamento dos projetos, a tendência é que os resultados cresçam de forma contínua.

Mas o desafio é justamente criar o clima de confiança. Veja a seguir algumas das medidas que podem ser tomadas nessa direção.

Escute a sua equipe antes, durante e depois dos projetos

Escutar a equipe em todas as fases do projeto é um ponto importante na liderança de equipe

Se um líder deseja que seu time se mostre mais confiante, ouvi-lo é o primeiro passo. A melhor oportunidade de aprimorar a liderança de equipe nesse caso é dar voz aos colaboradores é ao longo dos projetos que fazem parte do dia a dia da empresa.

Envolver o time nos processos faz com que todos se sintam parte do que está sendo construído. Há momentos em que o projeto proposto pelo líder não é bem recebido pela maior parte da equipe. Quando isso acontece, vale a pena se debruçar sobre o assunto. Será que alguma experiência anterior leva a essa postura reativa dos colaboradores? E se eles tiverem razão?

Ouvir os integrantes da equipe mantém todos no mesmo barco e, além disso, com um bom nível de confiança. Insistir em projetos nos quais as pessoas não acreditam fará com que não se dediquem 100% – fator que prejudica a sua execução.

Tenha conversas individuais com os colaboradores

Converse individualmente com os membros da equipe

Em muitos casos, a falta de confiança de colaboradores é decorrente da ausência de diálogo com o seu líder. É bastante recomendável que o profissional no comando puxe conversas individuais com os membros da equipe.

Não se trata, necessariamente, de um encontro para gerar uma pressão demasiada sobre as pessoas. A ideia é passar um feedback do que foi feito individual e coletivamente, com um balanço da participação daquele colaborador.

Quando alguém vai mal em determinada atividade ou projeto, a própria pessoa pode sentir isso e ter uma queda em seu nível de confiança. É o momento de uma palavra encorajadora do líder e o reforço verbal de que aquele integrante é fundamental para a equipe.

Em situações de continuidade dos erros de um determinado colaborador, cabe ao comandante avaliar a melhor decisão. Um voto de confiança é válido, mas, caso seja infrutífero, pode ser o caso de rever a permanência da pessoa na empresa.

Demonstre capacidade na liderança de equipe no seu dia a dia

Um líder deve delegar tarefas para manter seu time produtivo. Porém, algumas pessoas fazem uma pequena confusão nesse aspecto. A necessidade de delegar não significa que o líder deva passar absolutamente todas as atividades para seus subordinados.

O comandante de uma equipe deve tomar para si certas decisões estratégicas, bem como atividades que possam ser decisivas para o negócio. “Bater no peito” em certos momentos pode soar como uma centralização excessiva, mas, na medida certa, é benéfico por diferentes razões.

A primeira delas é a participação direta do profissional mais experiente, o que amplia as chances de sucesso da iniciativa. Além disso, trata-se de uma oportunidade para o líder demonstrar a sua capacidade perante a equipe.

Situações desse tipo permitem que você mostre que está ao lado dos colaboradores para ajudá-los e está apto a fazer isso. Resultado? As pessoas passam a confiar em seu chefe e isso tende a se refletir também em seu desempenho individual.

Construa uma trajetória de sucesso

Avaliar o que deu certo e o que deu errado é importante para construir uma trajetória de liderança

Provavelmente, você já ouviu falar que as coisas boas se atraem e que o mesmo vale para eventos negativos. No desenvolvimento do trabalho de um líder e de sua equipe, existe a construção contínua de um legado.

A cada período concluído, é realizado um balanço para avaliar o que deu certo e o que pode ser aprimorado. Esse processo de reflexão é fundamental, pois é por meio dele que você e seu time evoluirão.

Vale perceber que essa permanente busca pelo sucesso representa uma adição de confiança aos colaboradores. À medida que eles notam o progresso da empresa, a tendência é que se tornem mais confiantes e também parte de um time competente.

O alerta nesse ponto é que o outro lado desse ciclo virtuoso também existe. Caso a equipe acumule resultados ruins em períodos consecutivos, é natural que se inicie uma espiral negativa. Por isso, a dica é sempre buscar a evolução junto de sua equipe, ainda que ela seja lenta e gradual.

Equilibre o grau de dificuldade dos projetos

Balançear a dificuldade dos projetos é uma boa estratégia para não sobrecarregar a equipe

Essa é uma orientação para potencializar as chances de construir uma trajetória de sucesso. Nos mais diversos segmentos, existem atividades e projetos mais ou menos desafiadores. Para pavimentar esse caminho da confiança e do sucesso, um ponto importante é equilibrar o grau de dificuldade dos projetos.

Você deve imaginar que um projeto muito desafiador pode representar um insucesso para a equipe. É claro que existe também a oportunidade de conquistar um grande resultado e ampliar significativamente a confiança, mas a dificuldade mais elevada aumenta os riscos.

Por isso, vale a pena propor alguns projetos de mais fácil conclusão e também importantes para a empresa. Essas pequenas vitórias são como tijolos a serem empilhados, um a um, no muro da confiança.

Uma dica adicional é identificar os projetos que, apesar de menos desafiadores, representam muito para a evolução da organização. Procure enxergá-los como troféus e passe essa percepção aos colaboradores. A tendência é que aquele sucesso fique marcado para todos e seja uma injeção de confiança nos momentos mais difíceis.

Organização e gestão também ajudam na confiança!

Quer ter colaboradores cada vez mais confiantes em sua equipe? Adotar as estratégias descritas neste artigo certamente vai ajudar você nesse processo. Deixamos também uma dica final que tem tudo a ver com liderança de equipe. Você já ouviu falar no Neotriad? Trata-se de um sistema de gestão que tem revolucionado o dia a dia de empresas de diferentes portes e segmentos. Que tal entender o seu impacto na prática? Clique aqui para conhecer todos os recursos do Neotriad. Ou aproveite o formulário abaixo para se inscrever e começar agora a utilizar o sistema:





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