26 de março de 2020

As melhores formas de delegar: conheça 8 estratégias


Delegar é um desafio permanente para líderes e empreendedores. A orientação correta aos colaboradores potencializa os resultados coletivos e traz efeito positivos ao ambiente. Há muitas formas de delegar e os gestores podem combinar algumas delas para levar o negócio a novos patamares. 

Nesse post, vamos apontar oito formas de delegar e mostrar como cada uma delas pode ser aplicada em sua empresa. Entenda de que forma os colaboradores devem ser orientados para render melhor e permitir um bom andamento no dia a dia. 

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O seu tempo vale muito! 

Muitos líderes caem na tentação de centralizar demais as atividades e deixar a sua “assinatura” em todos os processos. O problema é que isso costuma travar a rotina e comprometer o desempenho das equipes. 

Antes de entrarmos propriamente nas estratégias, é importante você compreender que o tempo do líder vale muito. Dedique as suas horas a atividades relevantes para o negócio como planejamento, reuniões decisivas com clientes e fornecedores, feiras para prospectar etc. 

Delegar muitas tarefas é a forma mais clara de abrir espaço na sua agenda para essas atividades importantes. Veja a seguir quais são as melhores formas de delegar! 

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✍️ 1. Mude o seu mindset 

A mudança de mentalidade é a primeira grande estratégia, significa ativar o mindset da delegação. Trata-se de uma iniciativa bem simples e que faz uma diferença danada no dia a dia! 

Quando sair de sua casa rumo à empresa, não pense assim: “o que eu tenho que fazer hoje”. Procure pensar da seguinte forma: “o que tem de ser feito hoje”. Perceba que o sentido é praticamente o mesmo, mas o novo mindset é focado em delegar as tarefas e não em fazer tudo. 

✍️ 2. Delegue de acordo com o perfil de cada colaborador 

Conhecer a sua equipe é fundamental para um líder ter condições de delegar com eficiência. Procure compreender as principais virtudes e defeitos de cada pessoa para avaliar quais tarefas se encaixam melhor a cada perfil. 

Essa dica é relevante também para eventuais atividades que sejam mais complexas e demandem a participação de mais de uma pessoa. 

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✍️ 3. Seja claro em relação às prioridades 

Quem prioriza muita coisa acaba sem nenhuma prioridade. Líderes devem se policiar para não definir prioridades que não são realmente tão importantes. 

No seu planejamento, seja ele mensal, semanal ou diário, tenha bem claro quais são os projetos em execução e as atividades mais importantes. Feito isso, passe aos colaboradores as prioridades para que eles possam elencar as tarefas em sua rotina. 

✍️ 4. Alerte os colaboradores sobre a procrastinação 

procrastinação é uma ameaça permanente à produtividade das empresas. Muitos colaboradores ficam tentados a abrir o WhatsApp ou o Instagram e a deixar a atividade profissional para alguns minutinhos depois. Essa cultura infelizmente está muito disseminada, então cabe ao gestor conscientizar as pessoas. 

Uma boa dica é esclarecer para os funcionários que a produtividade individual elevada é bom para todos. Por exemplo, oferecer recompensas por prazos ou grandes projetos realizados é uma forma de manter todos bem ligados. 

✍️ 5. Não volte atrás após delegar uma tarefa 

Se determinada tarefa foi delegada a um colaborador, o gestor deve evitar a todo custo interrompê-la para tomar a frente. É natural que um líder tenha o ímpeto de oferecer a sua contribuição, mas isso não é necessariamente saudável. 

Voltar atrás após delegar uma tarefa faz com que o gestor perca o foco do que estava fazendo naquele momento. Além disso, gera insegurança no colaborador que tinha sido apontado para aquela tarefa. 

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✍️ 6. Procure conhecer a si mesmo 

O autoconhecimento traz benefícios para diferentes esferas em nossa vida. Para quem exerce um cargo de liderança, conhecer a si mesmo tem grande valor principalmente para o momento de delegar. 

Líderes que se conhecem sabem no que são bons e quais são os seus calcanhares de Aquiles. A dica é voltar os seus esforços para aquilo em que o profissional tem um excelente desempenho.  

Digamos que você seja uma pessoa mais analítica e de planejamento. A empresa tem muito a ganhar se você dedicar a maior parte do seu tempo a atividades desse tipo. Ao delegar tarefas, pense se não está abrindo mão de executar algo em que a sua contribuição seria decisiva para o negócio. 

✍️ 7. Desenvolva um lado mentor 

Como garantir que um projeto seja realizado da forma como você imagina e atinja os resultados desejados? É claro que uma garantia não existe, mas o momento em que as atividades são delegadas tem um peso bem relevante. 

Líderes que se dedicam a explicar bem as atividades e projetos aos colaboradores aumentam as chances de uma execução próxima do ideal. Agir como um mentor é positivo, mas há que se buscar certo equilíbrio para que o líder não seja interrompido em muitos momentos por colaboradores que procuram esclarecimentos. 

✍️ 8. Invista em automação 

Essa não é propriamente uma forma de delegar, mas tem tudo a ver com isso. Empresas que abraçam a tecnologia e incorporam sistemas ao dia a dia têm mais tempo para o que é importante. 

Investir em automação é uma forma de aliviar o acúmulo de tarefas pendentes e traz agilidade à rotina. Uma dica complementar é deixar toda a equipe preparada para operar os sistemas para não travar nenhum processo. 

Há muitas formas de delegar! 

Viu só como há diferentes formas de delegar? O ideal é usar várias dessas dicas para melhorar a organização e a produtividade em sua empresa. E, por falar nisso, temos uma dica final que tem tudo a ver com gestão de equipes. O software Neotriad é o sistema ideal para você gerenciar todas as atividades e projetos e organizar o tempo de cada um dos colaboradores. Clique aqui para conhecer a ferramenta e faça um teste gratuito durante duas semanas. 




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