papel,voluntário,

26 de agosto de 2016

Nosso Papel: Dia Nacional do Voluntário


Dia de 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntário. A data foi criada em 1985, para homenagear e destacar o trabalho das pessoas que atuam em diferentes causas, pelo bem da comunidade.

Ser voluntário está entre um dos muitos papéis que podemos exercemos diariamente:

Eu, marido, pai, filho, mãe, irmão, familiar, técnico, avô, estudante, supervisor de vendas, líder, gerente, jogador, psicólogo, escritos, namorado, empreendedor, inventor, padre, conselheiro, cantor, esportista, vendedor, palestrante, VOLUNTÁRIO, programador, maestro, médico, dançarino, motivador, gerador de resultados, galanteador, gênio, professor, investigador, facilitador, comunicador, presidente, animador, palhaço, etc.

Todos os dias exercemos diversas funções, dividimos nosso tempo entre nossos principais papéis. Cada papel possui uma definição específica para cada pessoa que o exerce.

Definir com precisão o significado de um determinado papel na sua vida e, mais do que isso, saber com exatidão os resultados que você espera obter com ele é uma forma de chegar ao autoconhecimento. Se procurarmos o significado da palavra voluntário no dicionário, vamos ver que: “voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria”.

Por isso, os papéis que você quer exercer estão ligados à sua identidade, que se manifesta no mundo através das diversas funções que você desempenha de forma implícita ou explícita. Ela é a base que definirá o caminho a ser percorrido nas etapas seguintes.

Um papel não poderia existir se não fosse pelas pessoas que fazem parte dele. Além disso, quando um papel seu interage com o da outra pessoa, é formado um relacionamento. Agora, pare e pense! Seu tempo está voltado para o que realmente importa?

Descubra o seu gráfico de papéis

Se você utiliza o Neotriad, é possível criar e analisar graficamente a composição dos papéis. Pense agora no gráfico ideal para você. Quanto % você dedicaria para um trabalho voluntário? E para o seu papel profissional? E para seu papel familiar? E para você? Faça essa composição ideal para lembrar, na hora de planejar, aonde você deveria estar! Alinhe suas semanas do ano para que essa composição seja alcançada.

O escritor, Ricardo Jordão, prega que devemos ser revolucionários. Se você não veio para esse mundo fazer uma diferença, o que você veio fazer?




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



papel,voluntário,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.