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20 de dezembro de 2021

O que é planejamento estratégico e como implementá-lo para garantir o sucesso da sua empresa


Saber o que é planejamento estratégico leva as empresas a um novo nível e forma de funcionamento. Sendo assim, isso se converte a muitos momentos e ideias que não haviam sido pensadas antes, mudando assim a maneira como as equipes trabalham umas com as outras e as alinhando-as a uma visão comum.

Muitos gestores viram os benefícios do planejamento estratégico quando a pandemia os atingiu. Aqueles com um plano sólido costumavam ser mais resistentes ao enfrentar as interrupções e até mesmo aproveitar novas oportunidades. Já aqueles que possuíam uma programação conseguiram lidar melhor com o momento e até mesmo crescer em ramos que ainda não tinham explorado.

Por isso, hoje, vamos te mostrar a importância de implementar este método em sua organização e conquistar ainda mais mercado. Confira!

O que é planejamento estratégico em empresas? Quais são os principais objetivos?

O planejamento estratégico gera um roteiro para sua organização e aponta as soluções mensuráveis ​​indispensáveis para alcançar o resultado. Descobrir o percurso mais rápido para seus resultados expressa optar por metas de curto, médio e longo prazo para atingi-las. Em seguida, você pode alocar tempo e recursos para alcançar os resultados.

Os planos estratégicos normalmente incluem quadro de funcionários, marketing, metas de receita, vendas e retenção de clientes, processos operacionais. O modo como uma empresa administra cada um destes itens oscila conforme as variadas formas de se planejar. Mas avançar só pode acontecer com uma direção clara sobre para onde ir, no papel. Não apenas na cabeça de um líder, porque a maioria dos funcionários — tudo bem … todos! — não pode ler mentes.

Quais são as vantagens em desenvolver um planejamento estratégico empresarial?

Para ajudar os proprietários de empresas e líderes a compreender melhor a importância de ter uma estratégia de negócios, estamos compartilhando nossas percepções sobre os 5 benefícios que sua empresa pode garantir ao adotar o planejamento estratégico. 

1. Cria um senso de direção

Um plano estratégico ajuda a criar um senso de propósito e a definir a direção em que uma organização deve se mover, e auxilia no estabelecimento de objetivos reais que encontram-se alinhados com a perspectiva e missão elaborada para ela.Também cria a base e os limites necessários para determinar a alocação de recursos e a tomada de decisão eficiente nas seguintes áreas (por exemplo, alocação de orçamento, decisões de contratação, processos operacionais, estratégia de marketing, etc.)

2. Aumentar a eficiência operacional

Com um plano e uma direção claros em vigor, os recursos podem ser canalizados e monitorados de forma mais eficaz para garantir que a eficácia seja aprimorada e o desperdício reduzido. Metas eficazes e KPI’s podem ser definidos e medidos para determinar o progresso e o crescimento da organização. 

3. Ampliar a atuação no mercado

Ao criar e implementar um planejamento estratégico, as empresas podem conseguir insights significativos sobre os padrões de compra, inclinações de mercado e segmentos de consumidores.

Tendo um plano bem direcionado e programado, uma intenção estratégica nítida pode ser propensa aos esforços de marketing e vendas, movendo a uma maior chance de expandir a lucratividade e a atividade no mercado.

4. Aumentar a durabilidade e sustentabilidade

As empresas estão constantemente se adaptando às mudanças, especialmente em uma economia conduzida digitalmente. O objetivo do planejamento estratégico é apontar conflitos externos/internos em talento e compor o negócio para ser mais eficiente na transformação.

Com as tendências do setor e as demandas dos consumidores em constante mudança, as organizações que carecem de uma base sólida, foco e visão terão dificuldades para pegar a próxima onda.

5. Ser proativo em vez de reativo

O atual ambiente de negócios dinâmico exige que todas as empresas estejam equipadas com um bom plano estratégico. O planejamento estratégico permite que sua empresa fique à frente da curva e no topo da concorrência. Também permitirá que sua empresa encontre e se beneficie das potenciais oportunidades presentes no mercado.

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Como desenvolver um planejamento estratégico empresarial?

Você não deve temer escrever seu plano estratégico de negócios. Esta é uma oportunidade de passar um tempo pensando em todas as ideias de crescimento estimulantes que você ponderou e colocou no papel. 

Certifique-se de que seu plano estratégico de negócios inclua o seguinte:

Planejamento Estratégico

Realizar uma análise SWOT

Você precisa saber onde está para determinar para onde deseja ir e como chegará lá. Olhe internamente e para o mercado para fazer uma lista de seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Em seguida, decida quais elementos merecem seu foco e retornarão os melhores resultados. Considere trazer outras pessoas para sua compilação de análise SWOT, pois elas podem ter perspectivas diferentes das suas.

Descreva seus objetivos

Seus objetivos devem ser específicos. Não é suficiente dizer: “Quero maximizar as vendas”. Você precisa analisar as vendas do ano passado, considerar o mercado e revisar seus planos de ação para determinar que tipo de aumento nas vendas é possível.

Declarar que sua meta é aumentar as vendas em 10% ano após ano ou em R$ 170 mil até 31 de dezembro é aceitável — é algo que ajudará sua equipe a ganhar perspectiva e se manter motivada. É uma boa ideia considerar os objetivos alcançáveis ​​em um ano, dois ou três, cinco e 10.

Determinar as necessidades de pessoal

O planejamento estratégico da força de trabalho deve fazer parte do seu planejamento de negócios. Além de quantos funcionários adicionais você precisa, pense em quais departamentos precisarão de suporte e como isso mudará com o tempo.

Com o impacto da tecnologia no futuro do trabalho, pode haver oportunidades crescentes para trabalhadores virtuais ou contratados independentes e mudança na demanda devido à automação de tarefas.

Leve o desgaste em consideração e comece a construir um pipeline para ajudá-lo a crescer rapidamente quando for necessário.

Determine seus recursos

O crescimento do seu negócio requer algum tipo de investimento — seja em pessoal, dinheiro, treinamento, tempo, informações e muitas outras coisas. Aproveite este tempo para determinar quais recursos seriam afetados ao perseguir seus objetivos e delinear suas necessidades aqui.

É importante deixar claro o que você precisa para cumprir seus objetivos, então não será nenhuma surpresa quando você começar a perguntar nos estágios de implementação.

Escreva seus planos de ação

Depois de definir uma ou duas estratégias que você está pronto para implementar — decida quem será o responsável por colocá-las em prática. Você deve criar um guia a seguir; seria sensato incluir o líder do projeto nesta sessão de planejamento de negócios.

Planos de ação completos com etapas darão a você as melhores chances de sucesso. Não tenha medo de revisitar esses planos de ação, conforme necessário, à medida que avança no projeto. Ser ágil é de extrema importância no atual ambiente de negócios.

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Medir o sucesso

Se você fez todo esse trabalho para criar um plano de negócios, certamente quer saber como será no futuro, após implementado. Antes de começar a escrever um novo plano de negócios no próximo ano, reserve um tempo para medir seu sucesso.

Analise os dados, determine o retorno do seu investimento e descubra a sua posição no mercado. Isso lhe dará uma visão geral para a construção de seu novo plano estratégico de negócios.

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Sendo assim, agora já sabemos muito bem o que é planejamento estratégico. Dessa forma, você poderá usufruir deste método ao implementar em sua empresa e alcançar suas metas no mercado ao atingir o sucesso de sua marca.

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