produtividade,

28 de outubro de 2021

O que são Indicadores de Desempenho? Dicas para Escolher e Mensurar


Indicadores de desempenho significa indicador-chave de atuação, uma medida quantificável de ação ao longo do tempo para um objetivo específico. Os KPIs (Key Performance Indicator) fornecem metas para as equipes atingirem, marcos para avaliar o progresso e percepções que ajudam as pessoas em toda a organização a tomar melhores decisões.

De finanças e RH a marketing e vendas, os KPIs ajudam todas as áreas da empresa a avançarem no nível estratégico. Por isso, produzimos este conteúdo didático para que você saiba melhor sobre o que são indicadores de desempenho e seus benefícios. Confira!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores são os principais alvos que você deve rastrear para causar o máximo impacto nos resultados estratégicos de seus negócios. Os KPIs apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é importante. 

Um exemplo de indicador-chave de desempenho são dos novos clientes almejados por mês.

Por que os KPIs são importantes?

Os Indicadores de desempenho são uma forma importante de garantir que suas equipes estejam apoiando os objetivos gerais da organização. Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais você precisa de indicadores-chave de desempenho.

Eles ajudam a manter equipes alinhadas: 

Seja medindo o sucesso do projeto ou o desempenho dos funcionários, os KPIs mantêm as equipes se movendo na mesma direção.

Fornecem uma verificação de saúde 

Os indicadores-chave de desempenho fornecem uma visão realista da saúde de sua organização, desde fatores de risco até indicadores financeiros.

Ajudam a fazer ajustes

Os KPIs ajudam a ver claramente seus sucessos e fracassos para que você possa fazer mais do que está funcionando e menos do que não.

Mantêm suas equipes responsáveis 

Certifique-se de que todos agreguem valor com indicadores-chave de desempenho que ajudem os funcionários a rastrear seu progresso e ajudem os gerentes a fazer as coisas avançarem.

Leia também: Gerente de projetos: 6 dicas para organizar sua equipe

Quais são os tipos de indicadores?

Os principais indicadores de desempenho vêm em vários sabores. Enquanto alguns são usados ​​para medir o progresso mensal em relação a uma meta, outros têm um foco de longo prazo. 

A única coisa que todos os KPIs têm em comum é que eles estão vinculados a objetivos estratégicos. Esta é uma visão geral de alguns dos tipos mais comuns de KPIs.

Estratégico

Esses indicadores-chave de desempenho de visão geral monitoram as metas organizacionais. Os executivos geralmente procuram um ou dois KPIs estratégicos para descobrir como a organização está se saindo em determinado momento. Os exemplos incluem retorno sobre o investimento (ROI), receita e participação no mercado.

Leia também: Planejamento estratégico: como superar seus desafios com Neotriad?

Operacional

Esses KPIs normalmente medem o desempenho em um período de tempo mais curto e se concentram nos processos e eficiências organizacionais. Alguns exemplos incluem vendas por região, custos médios mensais de transporte e custo por aquisição (CPA).

Unidade funcional

Muitos indicadores-chave de desempenho estão vinculados a funções específicas, como finanças ou TI. Embora a TI possa rastrear o tempo de resolução ou o tempo de atividade médio, os KPIs financeiros rastreiam a margem de lucro bruto ou o retorno sobre os ativos.

Esses indicadores funcionais também podem ser classificados como estratégicos ou operacionais.

Leading vs Lagging

Independentemente do tipo de indicador-chave de desempenho que você definir, você deve saber a diferença entre indicadores antecedentes e indicadores de atraso.

Enquanto os principais KPIs podem ajudar a prever resultados, os KPIs atrasados ​​rastreiam o que já aconteceu. As organizações usam uma combinação de ambos para garantir que estão rastreando o que é mais importante.

Como desenvolver os indicadores?

Com muitas informações, pode ser atraente mensurar tudo — ou ao menos os dados mais simples de medir. Entretanto, você necessita estar certo de que mede somente os indicadores de desempenho que o auxiliarão a alcançar seus objetivos de negócios.

Portanto, o propósito da estratégia é um dos pontos mais relevantes da definição dos indicadores. Abaixo, mostraremos algumas formas indicadas para alavancar os melhores indicadores.

Determine como os indicadores serão utilizados

Discuta com os colaboradores que terão acesso ao relatório de indicador para encontrar o que visam atingir e como o utilizarão. Isso o auxiliará a estabelecer KPIs que são destaques e preciosos para os usuários do sistema.

Anexe-os à metas planejadas

Se seus indicadores não se associam com o que você está tentando buscar em sua empresa, sua estratégia está errada. Apesar de que consigam estar ligados a uma atribuição de negócios própria, como contabilidade ou RH, cada KPIs precisa estar justamente relacionado às suas metas gerais.

Escreva KPIs SMART

Os KPIs mais eficazes seguem a fórmula SMART comprovada. Certifique-se de que são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e limitados no tempo. Alguns exemplos incluem “Aumente as vendas em 5% por trimestre” ou “Aumente a pontuação líquida do promotor em 25% nos próximos três anos”.

Mantenha-os claros

Todos na organização devem entender seus KPIs para que possam agir de acordo com eles. É por isso que a alfabetização em dados é tão importante. Quando as pessoas entendem como trabalhar com dados, elas podem tomar decisões que moverão a agulha na direção certa.

Planeje a revisão

Conforme sua empresa e seus clientes mudam, você pode precisar revisar seus indicadores-chave de desempenho. Talvez alguns não sejam mais relevantes ou você precise ajustar com base no desempenho. 

Certifique-se de ter um plano em vigor para avaliar e fazer alterações nos indicadores-chave de desempenho quando necessário.

Leia também: Como aumentar o desempenho da sua equipe de vendas

Evite a sobrecarga de indicadores

A inteligência de negócios deu às organizações acesso a montes de dados e visualização interativa de dados, tornando mais fácil medir tudo e qualquer coisa. 

Lembre-se de que a definição do indicador-chave de desempenho se refere às metas mais importantes. Evite a sobrecarga de KPI, concentrando-se nas medidas mais impactantes para seu negócio.

Quais são os benefícios dos indicadores de desempenho?

Os indicadores são usados ​​na gestão há muito tempo. Os muitos benefícios associados ao uso de KPIs são um dos motivos pelos quais eles são tão populares em primeiro lugar. Mas afinal, quais são os benefícios associados aos indicadores e eles se aplicam a todas as configurações?

1. KPIs ajudam a entender rapidamente status complexos

Muitas organizações provavelmente podem concordar em duas coisas: eficiência é importante e tempo é dinheiro. Os KPIs são incrivelmente úteis para avaliar os muitos processos e atividades entrelaçados em andamento nas organizações. Eles podem ajudar a economizar tempo e aumentar a eficiência do gerenciamento.

Leia também: Como administrar o tempo: confira 10 dicas valiosas

2. Indicadores podem ser usados ​​para formular metas e medir sua implementação

O estabelecimento de metas é uma importante ferramenta de gerenciamento. Metas só fazem sentido quando sua implementação e progresso também podem ser medidos.

É por isso que os KPIs são a ferramenta escolhida para estabelecer metas e monitorar o progresso: eles ajudam a definir as etapas necessárias para atingir metas específicas e são idealmente incorporados a considerações estratégicas mais amplas. 

3. KPIs aumentam a eficiência na comunicação

A comunicação leva tempo, principalmente em situações complexas e imprevisíveis. Dessa forma, a comunicação é a chave para garantir uma adaptação rápida às novas circunstâncias.

Os KPIs podem aumentar a eficiência na comunicação quando um modelo mental sólido (de equipe) está em vigor. Em outras palavras, quando os grupos compartilham entendimentos e visões de como realizar certas tarefas, concordar com os indicadores pode impulsionar o trabalho em equipe, a moral e os resultados.

Leia também: Entenda a importância da comunicação interna nas organizações

4. Indicadores fornecem uma base sólida para a tomada de decisões

Um dos maiores problemas na tomada de decisão é o pré conceito. Isso é particularmente evidente na área de gestão. Quando formulados adequadamente, os KPIs podem ajudar a minimizar o preconceito e focar em fatos e números.

Essa forma de gerenciamento baseado em evidências ajuda a aumentar a qualidade das decisões e reduz a incerteza ao gerenciar os riscos. 

5. KPIs são fáceis de formular e planejar

Os KPIs não são complexos em si mesmos — na verdade, são fáceis de criar e “configurar”. Uma breve análise da situação em questão é o ponto de partida para a criação de um indicador-chave de desempenho.

Destaque-se através de indicadores

Em suma, agora sabemos o que são indicadores de desempenho de maneira detalhada. Desse modo, fica mais fácil de implementar essa estratégia que vem destacando inúmeras empresas no mercado. Não deixe de trabalhar sem ter um planejamento para te guiar.

Quer implementar indicadores de desempenho na sua empresa e acompanhar a produtividade da sua equipe de forma organizada? Então conheça o Software Neotriad e experimente por 14 dias gratuitos.

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.