carreira,desenvolvimento,empreendedorismo,Gestão de equipes,liderança,produtividade,

30 de janeiro de 2020

O que um líder precisa ter: 5 virtudes muito importantes


Você sabe o que um líder precisa ter para conduzir uma equipe ou empresa e atingir resultados expressivos? Existem algumas características que ajudam a construir um líder próximo do ideal. 

O que um líder precisa ter, em linhas gerais, é um conjunto de virtudes que são determinantes para aspectos como relacionamento, planejamento e execução. Nesse post, elencamos cinco dos mais relevantes pontos positivos para um líder. Cada um deles tem seu valor, mas, juntos, podem formar uma liderança de enorme potencial. 

#1. HONESTIDADE

Uma das virtudes humanas mais importantes e valorizadas em qualquer área e em qualquer relação é a honestidade. Porém, quando falamos em liderança, esse fator se torna especialmente relevante por algumas razões. 

Em primeiro lugar, as pessoas desejam seguir uma pessoa honesta. Líderes que, de alguma forma, mentem ou iludem seus colaboradores podem criar uma rachadura que jamais será reparada. Uma relação de confiança, quando quebrada, pode levar anos para se restabelecer. 

É natural que o início de uma relação de comandante e subordinados seja cercada de desconfiança. Muitas vezes, os funcionários veem o chefe como um potencial vilão que colocará os interesses da empresa acima do bem-estar da equipe. Com as atitudes corretas e com honestidade principalmente nas horas mais difíceis, o líder passa a conquistar a confiança dos colaboradores. 

Quer ver um bom momento para exercitar a honestidade? Quando você cometer um erro, evite apontar o dedo e assuma de cabeça erguida. Acusar injustamente um funcionário pode gerar o rompimento generalizado da confiança. 

(Leia também: Liderança: como ter mais tempo para o que mais importa

#2. OLHAR PARA O FUTURO

A competição está cada vez mais acirrada por um lugar ao sol, independentemente do segmento ao qual a sua empresa pertence. Líderes com um olhar aguçado para o futuro são mais capazes de tomar atitudes inovadoras e conduzir o negócio para um caminho de mais sucesso

Liderança, em sua essência, é a capacidade de compreender onde se está agora e onde se pretende chegar amanhã. Você deve ter uma noção clara desse próximo passo e saber como comunicar isso à sua equipe. 

Existem comandantes com uma visão estreita de médio e longo prazo. Mas há também aqueles que podem ser definidos como visionários, mas que patinam ao tentar implementar certas inovações. Isso acontece, em grande parte, pela dificuldade em comunicar às outras pessoas ou mesmo por algum receio de que as ideias não sejam bem recebidas. 

#3. COMPETÊNCIA

É evidente que o líder deve ser competente para ter sucesso. Mas não devemos nos confundir ao olhar para essa virtude. Ter competência não é o mesmo que ser um expert em todos os assuntos. Quem está no comando demonstra a sua competência ao delegar atividades com inteligência, por exemplo. 

As atitudes do líder devem transparecer competência sem que isso pareça forçado. Procure pensar da seguinte forma: quando tomar uma decisão e comunicar ao time, você espera que as pessoas enxerguem aquilo como uma comprovação de que você merece estar onde está. 

Outra dica é não carregar nas tintas ao mostrar conhecimento sobre algo que você domina e que faz parte de suas atribuições. A arrogância por parte do líder não costuma ser bem recebida pelos colaboradores

#4. CAPACIDADE DE INSPIRAR

O que motiva você a levantar da cama a cada dia? As pessoas buscam de forma quase inconsciente algo que as inspire e que desperte um propósito. Claro que é muito particular essa questão e cada um busca as suas razões para viver e para de motivar de diferentes formas. 

Um líder pode se colocar como uma figura inspiradora de acordo com a postura que assume. Existem alguns caminhos para isso: 

  • Seja claro na comunicação: ao passar mensagens para uma ou mais pessoas, busque um tom persuasivo e escolha as palavras de uma forma que cative as pessoas. 
  • Mostre paixão pelo que faz: os colaboradores desejam sentir que o líder é alguém obstinado e muito apaixonado pelo que faz e pelos resultados que proporciona. 
  • Explique como a empresa busca tornar o mundo um lugar melhor: por mais profundo e distante que possa parecer, qualquer negócio tem condições de impactar positivamente o mundo. Isso pode ser feito com pequenas ações ou projetos mais ambiciosos, mas o fundamental é que os funcionários compreendam e comprem a ideia.  

#5. INTELIGÊNCIA

A quinta virtude é mais um caso que extrapola a liderança. Ser inteligente é bom em todos os momentos, inclusive naqueles que acontecem fora do ambiente corporativo. 

Desenvolver a inteligência é um exercício contínuo e que demanda, fundamentalmente, investimento de tempo. Líderes que se dedicam a aprender sobre diferentes temas e se atualizam de forma constante criam as condições para aperfeiçoar a tomada de decisões e o relacionamento com seus colaboradores – além de questões técnicas de cada segmento. 

Ser mais inteligente não é, portanto, uma espécie de dádiva divina. Qualquer líder pode se aprofundar em leituras, cursos (presenciais e a distância), feiras e eventos que possam gerar novos insights. Líderes têm a responsabilidade de manter o time engajado e a empresa competitiva. Aprender mais e mais é o melhor caminho para isso. 

A FERRAMENTA PARA TURBINAR A SUA LIDERANÇA!

Uma boa liderança vai além das cinco virtudes que apresentamos no post de hoje. Mas não se engane, elas são muito importantes sim! Quando pensar no que um líder precisa ter, lembre-se de honestidade, visão de futuro, competência, capacidade de inspirar e inteligência.  

Sabe uma coisa que o líder deve ter e que não mencionamos até agora? A sabedoria na hora de escolher as ferramentas que utiliza dentro da empresa. Um software de gestão de equipes, por exemplo, proporciona ganhos significativos em produtividade a um custo bastante acessível. Que tal conferir isso na prática? Clique aqui e faça um teste grátis no software Neotriad durante duas semanas!




Deixe seu comentário