perfil comportamental,

15 de dezembro de 2016

Perfil comportamental: por que é tão importante compreendê-lo?


Cada profissional tem um perfil diferente, mas de forma geral possuem o mesmo acesso à informação e podem inclusive compartilhar uma trajetória bastante semelhante. Então, o que torna cada profissional tão diferente um do outro? Bom, é aí que entra a análise do perfil comportamental.

No post de hoje você vai entender o que é perfil comportamental e porque é tão importante compreendê-lo. Vamos lá?

1. Perfil comportamental pode ser utilizado em diferentes situações

Perfil comportamental é a definição para a análise do conjunto de características dominantes de uma pessoa que serão representadas por uma categoria. Essa categoria é definida a partir do cruzamento de dados acerca do comportamento do indivíduo.

Essa estratégia tem se destacado cada vez mais como um investimento necessário, seja para recrutar novos talentos ou até para investigar a orientação vocacional de uma pessoa. E além de possibilitar uma análise completa, encaixa-se em diferentes contextos.

2. Auxilia na gestão de pessoas

Atualmente um dos maiores desafios de todo tipo de negócio é a gestão de pessoas. Isso é reflexo do aspecto comportamental das equipes de trabalho, as quais influenciam significativamente a maneira pela qual o grupo se relaciona entre si, com seus gestores e com os clientes de forma geral. Por isso a análise do perfil comportamental auxilia nos grupos de trabalho e consequentemente ajuda na eficiência das tarefas.

3. Influencia na produtividade

Conhecer o perfil comportamental de colaboradores é uma forma de aperfeiçoar potenciais e manejar o capital humano adequadamente. Para ter um completo engajamento de colaboradores, é preciso ir além do básico: é necessário investir massivamente no desenvolvimento pessoal e profissional das equipes.

Um olhar diferenciado para a equipe, que enxerga seus membros como seres complexos e dotados de valores e características singulares, gera benefícios concretos. Como consequência disso, é possível ter profissionais compatíveis com suas funções e muito mais satisfeitos e produtivos.

4. Traz uma avaliação completa

A combinação de diferentes características, vivências e conhecimentos é o que torna cada ser humano único. Avaliações comportamentais fornecem muito mais do que dados superficiais sobre atitudes ou opiniões. Elas podem revelar, por exemplo, a forma pela qual alguém posiciona-se em relação ao mundo a às outras pessoas, e se há dificuldade em se comunicar ou em dar espaço para as diferenças.

5. Valoriza a diversidade

Uma forma de pensar que não abrange a individualidade de cada um, que suprime a diferença e, principalmente, não é capaz de enxergar essa diferença como inerente ao ser humano, cria uma cultura prejudicial em qualquer ambiente, seja ele uma empresa, escola, ou qualquer outro tipo de negócio ou instituição.

Reconhecer que existem perfis comportamentais distintos é afirmar a possibilidade de vida inteligente e produtiva em naturezas diversas. Isso gera valores como liberdade, autonomia e transparência, partes integrantes do processo criativo.

O mundo contemporâneo tem como característica principal a valorização da diferença, portanto, o olhar para o comportamento humano deve ser múltiplo, baseando-se sempre em uma metodologia ampla.

Gostou das nossas dicas sobre perfil comportamental? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



perfil comportamental,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.