produtividade,

18 de junho de 2020

5 vantagens do Home Office: Porque implantar essa prática na sua empresa


O termo “Home Office” embora não tão novo no Brasil, era uma prática um tanto incomum para muitas empresas, as quais acabaram sendo pegas de forma desprevenida com a situação mundial em relação a COVID-19.

Ainda que muitas organizações tenham aderido ao trabalho remoto, mediante a este atípico cenário o qual estamos vivendo, há também ainda muita hesitação na hora de líderes e gestores validarem a adoção deste método de trabalho a longo prazo, ou quem sabe permanentemente. Essa insegurança se dá muitas das vezes pela falta de conhecimento da prática ou pela incerteza que a gestão remota traz. 

Mas afinal, não é de agora que você escuta sobre essa prática, não é? Então por quê mesmo mediante a tantas variáveis essa modalidade vem ganhando cada vez mais força e espaço no mercado?

Por isso, nesse artigo listamos algumas das principais vantagens do home office para te auxiliar a aproveitar esses pontos na sua empresa!

O que é e quais as Vantagens do Home Office?

Traduzindo ao pé da letra, o termo significa “escritório em casa”, e quando ouvimos isso automaticamente idealizamos cenários que envolvem roupas casuais, conforto por estarmos em nosso próprio ambiente, além de mais tempo com a família. Mas afinal, olhando por este ângulo parece mais vantajoso o trabalho remoto para os colaboradores do que para as corporações, certo? Errado!

Atualmente, muitos de nós estamos seguindo fielmente a tradução do termo devido a prática do distanciamento social, mas vale ressaltar que o “home office” não significa necessariamente que o trabalho será realizado na casa do colaborador, na verdade a expressão sugere um espaço de trabalho alternativo ao escritório da empresa

Desta forma, os critérios de “conforto” e “mais tempo em casa” usados anteriormente nem sempre se aplicarão, mas ainda assim, existem muitos pontos vantajosos, e se você quer se familiarizar mais com essa atuação ou pensa em seguir adiante e manter sua empresa atualizada e mais competitiva nesse mundo totalmente globalizado, vou te apresentar algumas das vantagens do home office:

Otimização de tempo

Deslocamento é inevitável quando precisamos estar presentes no ambiente de trabalho, bom, pelo menos até inventarmos uma forma de teletransporte, ainda precisaremos enfrentar o tempo gasto com essa locomoção, não é?

Isso sem falar nos contratempos que precisamos prever de antemão, e que além de gerarem possíveis atrasos, podem ainda causar um estresse ao colaborador em percurso, como variações dos horários ou superlotações nos transportes públicos, problemas com o meio de transporte próprio, mudanças climáticas, entre outras.

Funcionários mais dispostos

Podemos ligar esse tópico ao anterior, afinal, quando falamos em economizar tempo, nos referimos também a “mais tempo livre”, e esse tempo pode ser revertido em mais horas de sono, prática de esportes, estudos, cuidados com a saúde, mais tempo com a família, ou só para simplesmente assistir aquele filminho de forma bem despreocupada. 

Independente da maneira escolhida para passar esse tempo, sem dúvidas são pequenos detalhes que ajudarão na melhora da qualidade de vida de seus colaboradores, além de dar um gás no desempenho de sua equipe!

Mais aprendizado e independência

É inegável que a oferta do trabalho remoto carrega consigo a confiança dos gestores em seu time, e essa prática além de despertar uma autoconfiança nos colaboradores, dará a eles também a oportunidade de trabalharem seus próprios sensos de julgamento.

Essa independência é uma importante vantagem do home office. Ela faz com que os colaboradores explorem por conta própria seus lados motivacionais e analistas sobre seus dias, principalmente ao tropeçarem em um obstáculo durante a execução de alguma atividade.

Inclusão social

Além deste modelo fortalecer a contratação de profissionais com dificuldades motoras, possibilitando a atuação diretamente de suas casas já adaptadas em função de suas necessidades, o trabalho remoto pode também expandir sua área de contratação, quebrando assim “barreiras” as quais limitam buscas por profissionais apenas em sua localidade.

Economia

Para as corporações, a vantagem econômica do trabalho fora da empresa é incontestável, pois nesta circunstância ocorrem reduções de gastos como com internet, luz, água, manutenção de equipamentos, serviços de limpeza, entre outras. 

Já para os funcionários, ainda que menos impactantes sejam as economias feitas, afinal a prática do trabalho remoto sucede também um aumento significativo nas contas de casa, podemos listar algumas possíveis moderações de gastos com roupas, transporte e alimentação (nada como correr na geladeira e desfrutar daquela lasanha do dia anterior, não é?).

Agora me diz, após esses exemplos, conseguiu visualizar o quão benéfica essa prática pode ser para ambos os lados?

Mas, se mesmo após conhecer essas vantagens do home office você ainda é “team preocupado”, preparamos um material exclusivo listando os principais problemas encontrados por nossos clientes na gestão remota e quais as soluções para eles.

Home office não é sinônimo de preocupação, e vamos te ajudar a dominar a prática!




Deixe seu comentário