7 comportamentos que caracterizam líderes ruins

A missão de liderar uma equipe é desafiadora. Por isso, quem ambiciona fazer a gestão de um time precisa se capacitar continuamente. E isso não se resume à parte técnica. Talvez, o mais importante para um líder seja a sua habilidade em lidar com pessoas. Por trás de cada profissional, há um indivíduo com características próprias. Cabe ao gestor conhecer cada colaborador e saber se relacionar com todos eles. Para isso, alguns comportamentos devem ser eliminados, pois caracterizam líderes ruins.

Neste artigo, explicamos que deixar qualquer uma dessas atitudes aflorar pode levar à implosão de um grupo e colocar a empresa em uma situação delicada. Confira quais são os principais comportamentos que caracterizam líderes ruins:

 

1 Não assumir os próprios erros

Todos nós erramos em algum momento e devemos aprender com os erros para crescer profissionalmente. Um problema recorrente em gestores e líderes é não assumir as próprias falhas. Muitas vezes, essa dificuldade em admitir um erro é como um escudo para manter aquela aura de que o chefe é um “super-herói”.

Uma consequência dessa postura é minar o relacionamento com a equipe, que pode perder a confiança em seu líder por sentir que ele não tem senso de justiça quando comete erros. Bons líderes sabem assumir as próprias falhas e se desculpar quando necessário.

(Leia também: Conheça as características de pessoas mentalmente fortes)

 

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2 Assumir todo o crédito pelo sucesso da empresa

O relacionamento com a equipe também é bastante prejudicado quando um gestor quer dirigir em si todos os holofotes quando as coisas vão bem. Por mais que o resultado positivo seja consequência de um trabalho coletivo, chefes ruins vão bater no peito para dizer que são excelentes e que o êxito só foi possível por conta da sua liderança.

Ao mesmo tempo, quando a empresa vai mal, esse tipo de líder aponta o dedo para os colaboradores como uma forma de se eximir da culpa por algo que não deu certo. Essa é uma postura condenável para qualquer chefe por falhar justamente no papel de líder, que é o de funcionar como anteparo e não deixar que tudo recaia sobre os ombros da equipe.

 

3 Achar que sabe tudo

Ninguém gosta do chamado sabe-tudo. Isso vale não apenas para o ambiente profissional. Em geral, pessoas assim não lidam bem com o diálogo e querem sempre impor sua opinião na marra. Líderes que se consideram sabichões fazem mal à empresa por inibirem o crescimento de colaboradores que poderiam trazer ideias inovadoras. Mais do que isso, essa postura é uma autossabotagem, pois a dificuldade em ouvir os demais e a confiança excessiva em si mesmo impedem essas pessoas de evoluir.

(Leia também: 5 estratégias para sua equipe diminuir interrupções)

 

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4 Não enxergar o nepotismo como problema

O favorecimento a parentes e amigos pode existir em qualquer esfera, embora seja uma prática que, claramente, já deveria ter ficado para trás. Quando um empreendedor oferece uma vaga a alguém da sua família, por exemplo, ele precisa estar consciente do conflito de interesses envolvido na situação. Claro que nada impede o familiar de ser competente e estar apto a exercer aquela função. De fato, ele precisa até provar mais do que um funcionário comum, pois inevitavelmente seus colegas o verão de uma forma diferente.

Os piores casos de nepotismo são aqueles em que membros da família do dono são colocados em posições-chave da empresa, o que pode ter resultados devastadores para os resultados.

 

5 Fazer promessas e não cumprir

Quando um líder espera resultados de destaque em curto prazo, uma estratégia é oferecer recompensas aos colaboradores. O benefício pode ser um bônus de final de ano, um aumento salarial ou alguns dias de folga. É legítimo esse expediente, desde que o chefe cumpra a sua palavra, o que nem sempre acontece. O gestor pode simplesmente “se esquecer” da promessa de aumento salarial ou dar uma desculpa de que isso não será possível naquele momento.

Se o líder falha em cumprir o que prometeu, acontece uma quebra de confiança de difícil reversão. Os colaboradores, se permanecerem na empresa, dificilmente aceitarão trabalhar além do horário em outras oportunidades e tampouco vão se desdobrar para bater metas agressivas.

 

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6 Sacrificar a empresa em nome do lucro pessoal

Em tempos de crise econômica, muitas empresas se veem no vermelho, o que impacta diretamente o bolso dos donos e acionistas. Uma atitude negativa, em casos assim, é tomar decisões que têm a única finalidade de reduzir as perdas pessoais dos proprietários, ainda que isso represente demissões em massa. É evidente que há situações em que uma empresa se vê em um beco sem saída e precisa fazer cortes, mas isso não pode se basear apenas no que donos e acionistas deixarão de lucrar.

O contraponto é dar um voto de confiança à equipe e buscar a recuperação mesmo em cenários de dificuldade. Nesses momentos, vale lembrar quanto cada colaborador já fez pela empresa e dar a eles a chance de mostrar que podem ser decisivos para reerguer a companhia diante da situação adversa.

(Leia também: Conheça os 5 piores tipos de gestores de equipes)

 

7 Julgar mulheres por seus atributos físicos

A evolução da sociedade é visível, mas o machismo ainda se faz presente. Infelizmente, no mundo profissional, isso segue como uma prática comum, por mais anacrônica e abominável que seja. Líderes do sexo masculino que ainda levam em consideração a beleza de uma mulher ao contratá-la precisam rever seus conceitos urgentemente. Além de esbarrar no assédio, esse tipo de profissional está muito atrasado em seus conceitos. O mundo corporativo demonstra progresso com a ascensão de mulheres a cargos de liderança, mas a realidade do machismo ainda está presente no dia a dia de muitas empresas.

 

 

Liderar é uma arte. Dominar essa arte passa por uma preparação técnica e psicológica para lidar melhor com as pessoas e se tornar um grande gestor. Evitar conflitos e manter os colaboradores motivados é o primeiro passo. O momento seguinte é o de mensurar os resultados e avaliar a produtividade do time. 

2 comentários em “7 comportamentos que caracterizam líderes ruins”

  1. Walter Sergio Stavitzki

    Gostei muito dos tópicos sobre Liderança. As palavras podem convencer mas os exemplos de um bom Líder arrastam!
    Grato!
    Parabéns!

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