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27 de setembro de 2021

O que é ser Líder? 5 Características de Líderes de Sucesso


Todos sabem o que é ser líder, mas poucas pessoas podem articular o que realmente significa. Assim, criar uma definição coesa dentro de sua organização é um passo crucial para desenvolver futuros líderes e manter a unidade e um foco de liderança.

Dessa forma, um líder é alguém que pode ver como as coisas podem ser melhoradas e que convoca as pessoas a seguirem em direção a essa visão melhor. Os líderes podem trabalhar para tornar sua visão uma realidade, colocando as pessoas em primeiro lugar.

Neste artigo, falaremos sobre quais características são necessárias para que um gestor exerça um ótimo papel na liderança. Confira!

O que é ser líder em uma empresa?

O líder está a serviço da equipe e não o contrário. Por isso, os membros do grupo devem ter e sentir o apoio de seu líder, além disso, as ferramentas necessárias para o bom desempenho de seu trabalho também devem estar disponíveis.

Assim, os colaboradores devem ter reconhecimento por seus esforços e saber que há uma pessoa prestando atenção para corrigir os maus hábitos. Tudo isso faz parte de uma liderança que atende a equipe.

As 5 principais características que formam um líder de sucesso

Os líderes de sucesso demonstram as cinco qualidades de liderança, a seguir, em suas vidas pessoais e profissionais, inspirando outras pessoas a agir e definir um curso para o sucesso futuro. 

Eles também praticam os seguintes comportamentos-chave regularmente para fortalecer o impacto positivo dessas qualidades. 

Estas são a principais características: 

  1. São autoconscientes e priorizam o desenvolvimento pessoal;
  2. Se concentram no desenvolvimento de outros;
  3. Encorajam o pensamento estratégico, a inovação e a ação;
  4. São éticos e cívicos;
  5. Praticam uma comunicação intercultural eficaz;

Siga a leitura para ver mais sobre cada uma delas:

1. Eles são autoconscientes e priorizam o desenvolvimento pessoal


Líderes eficazes se concentram no desenvolvimento de sua inteligência emocional. Eles trabalham para refinar essa qualidade, são mais adaptáveis, resilientes e aceitam o feedback dos outros. Também são ouvintes eficazes e abertos a mudanças.

E como você pode melhorar? Os comportamentos a seguir o ajudarão a se concentrar em sua autoconsciência e desenvolvimento pessoal para formar essa importante qualidade de liderança.

Tenha responsabilidade sobre metas

Estabeleça e priorize metas e assuma a responsabilidade por cumpri-las. Além disso, assuma a responsabilidade por não cumprir seus objetivos declarados ou por cometer erros ao longo do caminho.

Tenha visão ampla e geral

Líderes bem-sucedidos se concentram no quadro geral, evitam distrações e não se atrapalham com pequenos detalhes táticos. Pratique esses comportamentos para promover uma gestão eficaz do seu tempo e atenção.

Coloque limites

Estabeleça limites entre sua vida pessoal e profissional. Lembre-se de que sua organização seguirá sua liderança – se eles virem você trabalhando até tarde da noite, presumirão que precisam fazer o mesmo.

Aprimore o auto conhecimento

Conscientize-se de seus pontos fortes e fracos e de quaisquer fontes potenciais de preconceito que possam afetar seu pensamento e sua tomada de decisão. Faça autoavaliações e busque feedback de sua equipe, e estabeleça metas de melhoria com metas mensuráveis ​​em áreas onde você tem espaço para crescer.

Antecipe-se

Aceite que as coisas podem e irão dar errado. Essa antecipação o ajudará a reagir de uma maneira cuidadosa, que não torne uma situação difícil ainda pior.

2. Se concentram no desenvolvimento de outros

Essa qualidade de liderança baseia-se nos princípios da teoria da liderança situacional, que sugere que os líderes eficazes se adaptam ao fato de um indivíduo ou grupo estar pronto, disposto e capaz de realizar ações específicas. Delegar, treinar e orientar são tarefas importantes para a liderança situacional.

E como melhorar? Esses comportamentos abaixo irão ajudá-lo a demonstrar capacidade de liderança, desenvolvendo outras pessoas dentro de uma organização.

Desenvolva e construa confiança

Recrute e desenvolva uma equipe com diversas habilidades e experiências e dê aos membros da equipe as ferramentas e o espaço para construir confiança entre si. 

Mostre empatia e força

Como treinador, mostre empatia e também força. Líderes eficazes sabem ser assertivos e gentis ao mesmo tempo.

Delegue tarefas

Delegar responsabilidades pode ser mais difícil do que completar a tarefa sozinho, mas isso permite que você veja o que uma equipe é capaz de fazer. Realizar tarefas complicadas ajudam uma equipe a construir confiança e continuar seu caminho para o crescimento.

Conecte-se à sua equipe

Faça conexões genuínas com pessoas fora de sua organização. Procure ativamente pessoas que tornarão sua equipe mais forte, mesmo que sua expertise não corresponda perfeitamente às necessidades que você tem no momento. 

Treine a equipe com frequência

Faça do treinamento uma prioridade dentro de sua organização – e equilibre-o com uma cultura que permite que os membros da equipe prosperem. Treine bem as pessoas para que possam partir, mas trate-as bem o suficiente para que não queiram.

3. Encorajam o pensamento estratégico, a inovação e a ação

Como líder, você tem que olhar para frente. Você tem que pensar sobre para onde a organização está indo.

Portanto, os líderes devem considerar fatores organizacionais internos, como roteiros de produtos e necessidades de pessoal, bem como fatores externos, incluindo regulamentações governamentais e avanços tecnológicos, ao tomar decisões estratégicas de negócios.

Como você pode melhorar: enfatizar os comportamentos a seguir ajudará a desenvolver qualidades de liderança relacionadas ao pensamento estratégico, inovação e ação.

Seja flexível

Mantenha uma mentalidade flexível e esteja disposto a experimentar novas ideias. Isso é especialmente verdadeiro para líderes em startups, onde as metas da empresa mudam com frequência e os planos rígidos podem ser difíceis de seguir.

Mostre entusiasmo 

Tenha um interesse genuíno em sua empresa e no negócio em que ela opera. Sua equipe se alimentará de seu entusiasmo pelo que você faz – ou então seguirá os sinais errados de sua apatia.

Olhe para o futuro

Concentre-se no futuro, entenda que a mudança está ocorrendo ao seu redor e mantenha uma perspectiva positiva.

Leia também: Liderança no futuro: o que deve mudar nas organizações

Seja criativo e inovador e incentive essas características

Incentive a criatividade e a inovação em sua equipe por meio de exercícios como brainstorming ou prototipagem. Deixe as linhas de negócios explorarem novas ideias com base nos resultados desses exercícios.

Tenha visão prática

Defina uma visão prática e metas adequadas para sua empresa. Considere as metas SMART que são específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas.

Tome decisões de forma segura

Os líderes muitas vezes precisam tomar decisões arriscadas, mas você deve ser capaz de justificar o curso de ação que está tomando. Sua equipe notará se você estiver tomando decisões imprudentes – e eles provavelmente seguirão sua liderança.

4. São éticos e cívicos

Líderes fortes consideram as consequências éticas das decisões que tomam – tanto para seus clientes quanto para suas equipes.

E como melhorar? Levar esses comportamentos em consideração aumentará sua consciência da prática ética e da cidadania, o que reflete a preocupação pessoal em benefício de toda a sua organização e da comunidade como um todo.

Seja honesto

Use seu poder e autoridade de forma adequada. Lembre-se do velho ditado: a honestidade é a melhor política. Quando os líderes são honestos com os funcionários, eles retribuem essa confiança e toda a organização opera com integridade.

Seja transparente

Seja aberto, transparente e autêntico. Sua equipe deve saber o que está recebendo de você, independentemente das circunstâncias.

Perceba emoções e encoraje

Reconheça as emoções que os membros de sua equipe estão experimentando. Elogie aqueles que estão tendo sucesso e encoraje aqueles que estão lutando. Nunca repreenda os membros da equipe, principalmente em público. 

Assuma erros e ajuste-se

Assuma a responsabilidade por seus erros e espere o mesmo dos outros em sua equipe. Mas não pare aí. Dê o próximo passo e faça as coisas certas, mesmo que isso prejudique os resultados financeiros da sua organização. 

No longo prazo, os benefícios de proteger a integridade e a reputação de sua organização compensarão quaisquer custos de curto prazo em que você possa incorrer.

5. Praticam uma comunicação intercultural eficaz.

Líderes respeitados são capazes de se comunicar claramente com indivíduos, unidades de negócios, com toda a empresa e partes interessadas fora da organização.

Em uma economia cada vez mais global, os líderes também devem reconhecer e respeitar as diferentes tradições de comunicação.

Como você pode melhorar: praticar esses comportamentos ajudará os líderes a aumentarem a eficácia de sua comunicação.

Esclareça e explique

Explique tudo, desde as metas organizacionais até tarefas e objetivos específicos, em linguagem concisa. 

Se alguém na equipe desconhece suas expectativas e não consegue atendê-las, você é o culpado por não expressar essas expectativas. Comunique esses objetivos e metas com frequência para que todos na organização saibam em que você e eles estão trabalhando.

Note nuances diferentes

Compreenda as nuances da comunicação pelo telefone, por e-mail e nas redes sociais. Identifique seus pontos fortes e fracos para cada modo de comunicação e trabalhe para melhorar quando necessário.

Mostre entusiasmo

Abrace o entusiasmo, a confiança, a inspiração e a empolgação ao se comunicar. Os líderes otimistas mostram que acreditam que sua organização está trabalhando para um futuro melhor e que valorizam as contribuições dos membros da equipe para atingir esse objetivo.

Adapte-se

Adapte seu estilo de comunicação às diferentes tradições culturais, quando necessário. Algumas culturas esperam mensagens explícitas e específicas, enquanto outras tendem a depender do contexto nas entrelinhas. Algumas culturas também mostram emoções mais prontamente do que outras.

Ouça mais

Lembre-se de que ouvir é tão importante para se comunicar quanto falar. Reserve um tempo para ouvir o que os outros estão dizendo – e anote o que eles não são. Faça perguntas complementares se você não entender o que eles estão tentando transmitir.

Líder x Chefe: Quais são as principais diferenças?

Um chefe gerencia seus funcionários, enquanto um líder os motiva e os ajuda a alcançar seus objetivos. Como você diferencia os dois? É tudo uma questão de mindset, mentalidade e ação. Aqui estão algumas das maiores diferenças entre chefe e líder:

  • Um líder tem uma mente aberta, um chefe já sabe tudo;
  • Um líder colabora, um chefe dita;
  • Um líder fortalece, um chefe mantém um olhar atento;
  • Um líder assume a culpa, um chefe coloca a culpa nos outros;
  • Um líder dá o exemplo, um chefe faz das pessoas um exemplo.

Depois dessas considerações, você se considera chefe ou líder?

Em suma, com todas essas dicas ficou fácil saber o que é ser líder e se destacar no mercado ou dentro da sua própria empresa. 

Os melhores colaboradores buscam sempre as empresas que contam com uma liderança de ponta e que se colocam no lugar dos profissionais. Por isso, siga as  dicas e exerça uma boa liderança. Desejamos boa sorte em sua trajetória!

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