produtividade,

20 de outubro de 2021

4 Dicas para Sair da Zona de Conforto no Trabalho


Todo mundo tem uma zona de conforto; é aquele lugar onde a familiaridade e a rotina fornecem uma sensação de segurança e previsibilidade. No trabalho, pode ser a posição na qual você está há tempo suficiente para saber e antecipar quase todos os aspectos de seu trabalho.

Infelizmente, ficar acomodado pode colocá-lo em uma rotina de trabalho, onde você perderá novos desafios e a capacidade de crescer. Dessa forma, o mercado sugere que você pode aumentar muito sua produtividade, criatividade e capacidade ao sair da sua zona de conforto fazendo coisas que te causam uma quantidade saudável de ansiedade e animação.

Se você acha que pode ter caído em uma rotina, aqui estão algumas ideias que vão te ajudar. Siga a leitura!

1. Peça algo novo

Uma das maneiras mais rápidas de mudar sua vida profissional é assumir uma nova responsabilidade. O objetivo não é colocar mais trabalho em sua agenda já ocupada, mas permitir que um novo desafio interrompa sua rotina apenas o suficiente para que você se esforce para pensar e agir de forma diferente do que antes.

Assim, quando você participa de uma nova iniciativa da empresa, assume um novo projeto de equipe ou se oferece para treinar seus colegas de trabalho em um novo processo, você não está ajudando apenas a empresa e seus colegas, mas também a si mesmo.

Por isso, poucas empresas têm falta de trabalho, então é provável que, se você levantar a mão para assumir um novo projeto ou entrega, ele será seu.

Portanto, um conjunto adicional de responsabilidades não apenas o desafiará a encontrar novas maneiras de ser produtivo, mas também fornecerá novas oportunidades de trabalhar com diferentes pessoas, processos ou tecnologias.

Leia também:

2. Lide com seus medos

Às vezes, as pessoas permanecem em sua zona de conforto porque isso as impede de se envolver em atividades que consideram assustadoras ou intimidantes.

Caso você tenha se esquivado de novas oportunidades de emprego ou mudanças de função porque tem um certo conjunto de medos, como falar em público ou voar em aviões, talvez agora seja a hora de enfrentar esses medos.

Se você não se sentir à vontade para falar na frente de uma sala cheia de pessoas, pode ser útil fazer um curso de oratória. Caso olhe para um relatório com muitos quadros e gráficos faz sua cabeça girar, procure um curso online sobre análise quantitativa.

Depois de dar os primeiros passos para lidar com seus medos, será muito mais fácil superá-los eventualmente.

3. Aprenda novas tecnologias

Mexendo no computador.

Nesta era digital, a tecnologia afeta quase todos os aspectos da vida profissional. As plataformas de vídeo, chat e colaboração continuam a evoluir e mudar a maneira como as pessoas trabalham.

Assim, você pode sair da sua zona de conforto aprendendo uma nova tecnologia que aprimora suas habilidades, o torna mais produtivo e o ajuda a se comunicar com seus colegas de trabalho de novas maneiras, como o Software Neotriad

Por exemplo, um aplicativo de gerenciamento de tempo que sincroniza com seu calendário de trabalho pode ajudá-lo a evitar overbook (excesso de agendamentos) no seu dia, ou aprender como criar macros no Excel pode melhorar sua proficiência analítica.

Não importa sua função, é provável que haja uma variedade de ferramentas tecnológicas que podem ajudá-lo a fazer seu trabalho de maneira diferente e mais eficiente.

4. Consiga um novo emprego

Mudar para um novo emprego pode ser a melhor abordagem para deixar para trás sua zona de conforto no trabalho. Pode parecer uma opção óbvia, mas mudar de emprego ou mudar para um novo setor não é uma tarefa fácil.

Muitas pessoas permanecem no emprego (e, subsequentemente, em sua comodidade) por uma variedade de razões: 

  • elas temem perder a segurança no emprego; 
  • podem ter medo de deixar seus colegas para trás;
  •  ou estão preocupadas com o desconhecido;

No entanto, a maioria das pessoas deixa o emprego em algum momento. De acordo com o relatório mais recente do Bureau of Labor Statistics, a média de permanência do empregado é de 4,2 anos; ou seja, as pessoas mudam de emprego o tempo todo.

Se você quer sair da sua zona de conforto, conseguir um novo emprego pode ser apenas a sacudida de que você precisa para revitalizar sua carreira e começar uma nova jornada.

Busque novas experiências e tecnologias para sair da zona de conforto

Não é fácil dar o salto para áreas novas e desconhecidas. No entanto, ter experiências que desafiam sua mentalidade e abordagem de seu trabalho terá um impacto positivo em seu desempenho e capacidade de “intensificar” em tempos de mudança e incerteza.

Quer você faça mudanças em sua função atual ou renove sua carreira com um novo emprego, você ainda pode sair da zona de conforto e revitalizar sua profissão e emprego para alcançar maiores metas profissionais.

Quer sair da zona de conforto e aprimorar suas técnicas de organização e produtividade? Então conheça hoje mesmo o Software Neotriad e experimente por 14 dias gratuitos.

Banner-Teste-Neotriad-Pessoal




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.