transformação digital,

14 de setembro de 2020

Transformação Digital: quais tendências que impactam o mercado odontológico


Os recentes saltos tecnológicos provocaram verdadeiras revoluções nas nossas vidas. Isso porque, diversos processos e serviços se tornaram mais rápidos e cômodos. 

Uma das áreas transformadas por recursos tecnológicos foi a odontologia. Algumas inovações vieram para fazer da ida ao dentista um processo menos doloroso e traumático. 

A seguir, veja alguns procedimentos que estão transformando o dia a dia dos consultórios odontológicos.

Teleodontologia

Os anúncios ou links patrocinados, como preferir, são como publicidade paga do Google, feito em textos simples de acordo com os termos procurados. 

Por causa das medidas de distanciamento implementadas em razão da pandemia, o atendimento odontológico à distância está se mostrando uma boa solução para manter as contas das clínicas e a saúde bucal dos pacientes em dia.

A teleodontologia é algo novo na área, apenas recentemente o Conselho Federal de Odontologia, por meio da resolução CFO-226/2020, regulamentou essa modalidade de atendimento.

Ele pode ser feito de duas formas:

  • Síncrona: Em tempo real, por meio de chamada de vídeo.
  • Assíncrona: Off-line, por meio de mensagens.

No entanto, não são todos os tipos de casos que são permitidos serem tratados à distância. A teleodontologia só pode ser utilizada nas seguintes circunstâncias:

  • Trocas de informações e opiniões entre profissionais a respeito de um caso específico;
  • Acompanhamento dos pacientes que já estejam em tratamento;
  • Orientação para determinar se é necessário o atendimento presencial imediato.

A prescrição de remédios, diagnósticos e planejamentos de procedimentos para pacientes novos estão proibidas.

Cirurgia guiada

Quem já teve que passar por um implante dentário sabe o quão dolorido ele é. Sendo assim, a cirurgia guiada veio para tornar esse procedimento menos invasivo e mais rápido.

Essa técnica une as tecnologias dos scanners intraorais, tomografias,  softwares de planejamento e da impressora 3D.

A cirurgia guiada funciona da seguinte forma:

O dentista faz uma tomografia computadorizada da boca do paciente. Em seguida, as imagens são transferidas para um software onde é feito o planejamento da cirurgia no computador. 

Após o planejamento digital, o programa cria um guia cirúrgico que irá ser colocado na boca do paciente. 

Esse guia cirúrgico elimina a necessidade de cortes na gengiva para determinar onde os implantes serão colocados. Isso porque, o dentista pode fazer uma simulação, que irá ajudá-lo a definir de forma precisa as inclinações dos implantes dentários.

Remoção de cáries a laser

Mesmo tomando as devidas medidas para preveni-las, as cáries acabam acontecendo com todo mundo pelo menos uma vez na vida. 

Entretanto, aquele temido barulhinho feito pelo motorzinho do dentista foi embora e deu lugar a um procedimento mais silencioso e eficaz. 

O uso do laser para a remoção das cáries promete fazer o trabalho sem muito barulho e, principalmente, sem causar danos ao material do dente. 

Essa última vantagem está ligada a luz emitida pelo laser. Essa luz age apenas nos tecidos dentais duros e nos produtos orgânicos da cárie, o que preserva os tecidos saudáveis.

Além disso, esse novo procedimento causa menos dores e, na maioria das vezes, dispensa a anestesia.

Estética odontológica

A busca por procedimentos que melhoram a estética do sorriso vem aumentando recentemente. Esse interesse está fortemente ligado ao salto tecnológico nessa área da odontologia. 

O alinhador transparente, por exemplo, ganhou popularidade por oferecer uma alternativa menos intrusiva na aparência do sorriso mesmo durante os tratamentos. 

Além disso, ele é mais rápido que os aparelhos metálicos. Isso porque, os alinhadores são trocados a cada 15 dias e as etapas do tratamento são monitoradas por um software que prevê até mesmo o resultado final.

Outro procedimento estético popular atualmente é o clareamento dental. As evoluções tecnológicas fizeram esse procedimento ficar mais acessível, o que também fez pessoas que antes não tinham essa oportunidade se perguntarem  quanto custa um clareamento dental

Bom, o preço ainda não é dos mais baratos, mas há a possibilidade das pessoas fazerem clareamento dentro de casa, com a devida indicação e acompanhamento de um dentista. 

Essa mudança pode ser vista na internet com o aumento da procura por termos como “clareamento dental valor” e “clareamento a laser valor”.

Software de gestão 

No Brasil, a maioria dos dentistas também são os proprietários dos consultórios. Por isso, conciliar as obrigações administrativas com o atendimento de pacientes pode não ser uma tarefa fácil.

Para facilitar o dia a dia, a tecnologia oferece softwares voltados especificamente para a gestão de clínicas odontológicas. 

O dentista conta com uma infinidade de opções no mercado para as mais variadas necessidades. Seja qual for o caso, é necessário que o programa escolhido integre as seguintes funções:

  • Financeiro;
  • Agenda;
  • Relatórios inteligentes;
  • Estoque;
  • Pacientes.

Além dos softwares de gestão empresarial, o dentista também pode contar com a ajuda de ferramentas específicas para a gestão de tarefas, como o Neotriad, seja para controlar suas demandas individuais e manter um equilíbrio entre seus papéis (profissional e pessoal) ou seja para melhorar o controle de equipes e projetos.

Com esse conteúdo deu para perceber que uma nova era está começando para a odontologia.

As mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos serão determinantes para melhorar a saúde bucal de toda a população. 

No futuro, a tecnologia será capaz de eliminar de vez o medo do dentista e, até, estimular a ida regular aos consultórios.

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal




Deixe seu comentário