empreendedorismo,Gestão de equipes,gestão de tempo,liderança,produtividade,

1 de novembro de 2019

Como liderar uma equipe: 4 grandes formas de gestão


Empreendedores com os mais diversos perfis buscam entender como liderar uma equipe para alavancar seus negócios. O ponto mais complicado é separar o joio do trigo entre os diversos estilos de liderança que existem.

Se alguém lhe perguntasse como liderar uma equipe, o que você responderia?

Como existem diferentes maneiras de se colocar à frente do seu time, é válido fazermos uma seleção dos grandes perfis. Há quatro estilos de liderança que merecem a sua atenção. 

Não é preciso, necessariamente, abraçar um deles e fechar os olhos para os demais. O ideal é avaliar os aspectos positivos de cada um dos quatro e utilizá-los em momentos oportunos.

Veja a seguir quais são as quatro principais maneiras de liderar uma equipe.

#1. O líder visionário

Saiba como liderar uma equipe sendo um líder visionário

“Sigam-me os bons!” provavelmente é uma frase que traduz bem quem é o líder visionário. Trata-se daquele gestor que conta com uma visão privilegiada de futuro e consegue traçar as rotas mais adequadas para a empresa.

Uma pessoa visionária no comando do negócio dá o caminho das pedras para seus subordinados. É como se ela asfaltasse a pista e a deixasse perfeita para que os colaboradores possam trafegar de forma harmoniosa.

Um aspecto relevante do líder visionário é a sua capacidade de ouvir o time. Ou seja, seu feeling aprimorado não é apenas para identificar oportunidades de mercado. Ele coloca na balança também o bem-estar de seus colaboradores, pois sabe que, em última análise, o crescimento só será possível se todos estiverem produzindo no seu máximo.

Uma liderança desse tipo cria um ambiente bastante positivo, repleto de confiança. Os colaboradores se sentem seguros e com autonomia para tocar as atividades diárias e também não se acanham em apresentar feedbacks ao comandante.

(Leia também: Liderança: como ter mais tempo para o que mais importa)

#2. O líder democrático

Saiba como lidera o líder democrático

Se o líder visionário tem cuidado com seus colaboradores, essa virtude é ainda maior no líder democrático. Esse tipo de gestor se preocupa em conhecer a opinião de todos os envolvidos antes de tomar decisões importantes.

Uma gestão transparente e pautada na objetividade, assim o líder democrático conduz a rotina da empresa. Ao mesmo tempo que encoraja a participação de todos, ele também cobra que as opiniões se apoiem em resultados práticos.

Líderes com esse perfil também despertam confiança em seu time, pois todos se sentem parte do grupo. Não existe aquela ideia de que as ordens vêm de cima e devem ser cumpridas imediatamente.

A oportunidade de ouvir constantemente os colaboradores gera muitos insights para o líder democrático. Esse perfil tem a sensibilidade para notar tendências dentro das equipes e alterar processos de uma forma que garanta um melhor clima para todos.

(Leia também: Como ser um empreendedor de sucesso: 10 dicas essenciais)

#3. O líder coach

Saiba como o líder coach lidera

O crescimento pessoal e profissional dos colaboradores é um objetivo central para o líder coach. Trata-se de uma visão de que o líder deve atuar como um mentor, que faz cada pessoa crescer dentro da empresa.

O coach investe boa parte do seu tempo em conversas individuais com os colaboradores. Ele faz isso para que todos se sintam bem no ambiente corporativo e, naturalmente, para extrair cada vez mais resultados.

Poucas pessoas são tão capazes de ouvir alguém como um líder com perfil coach. Feedbacks são absorvidos por eles e transformados em soluções que renovam a motivação do colaborador e faz com que ele potencialize seu rendimento.

Essa característica do coach também faz com que esse tipo de líder seja excelente na resolução de problemas. Para ele, sempre é possível aparar arestas e sair de uma turbulência com a confiança fortalecida.

(Leia também: Conheça 10 dos maiores líderes mundiais dos últimos anos)

#4. O líder laissez-faire

Saiba como liderar uma equipe sendo um líder laissez-faire

Nas raízes do liberalismo econômico, laissez-faire representa a ideia de “deixe fazer”, baseada na não-participação do governo na condução do mercado.

No caso do estilo de liderança, não existe essa questão econômica envolvida. Pegamos a expressão emprestada para classificar aqueles gestores que conferem a seus colaboradores um elevado grau de autonomia.

Muitas vezes, os colaboradores veem com bons olhos essa postura por parte de seu chefe, sobretudo por demonstrar confiança em seu trabalho. O líder laissez-faire tem muito a ver com empresas mais modernas, com uma gestão bem horizontal.

Vale ressaltar, no entanto, que esse estilo de liderança demanda maturidade por parte das equipes para que se mantenha um bom nível de produtividade. Em outras palavras, é fundamental que o chefe tenha uma enorme confiança em seus subordinados para adotar a ideia de laissez-faire.

Outras duas habilidades importantes para esse tipo de líder são a capacidade de resolver conflitos e a capacidade de acompanhar determinados projetos sem se envolver exageradamente.

Ser um grande líder é decisivo para o sucesso de um negócio!

O que você achou das quatro grandes formas de liderar uma equipe? Independentemente dos perfis que mais chamaram a sua atenção, tenha em mente que ser um líder inspirador deve ser uma meta permanente em seu negócio.

Inspirar colaboradores desperta o trabalho duro e a lealdade do seu time, ou seja, o ambiente vai ganhar produtividade e não haverá uma predisposição ao turnover. Por outro lado, líderes que batem cabeça com seus comandados tendem a contaminar todos os integrantes e prejudicar os resultados da empresa.

Como liderar uma equipe? Dica de ouro que vale para todos!Agora você já tem uma ideia mais clara sobre como liderar uma equipe, certo? Mas que tal contar com a ajuda da tecnologia para uma gestão ainda mais bem-sucedida?

O Neotriad é a ferramenta ideal de gestão de equipes, com todos os recursos necessários para turbinar a produtividade do seu time. Saiba como o software funciona e faça um teste grátis durante duas semanas preenchendo o formulário abaixo!




Deixe seu comentário

TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS!

E prove como é ter seu tempo organizado e você voltado para o que realmente importa.



empreendedorismo,Gestão de equipes,gestão de tempo,liderança,produtividade,

© Todos os direitos reservados - Neotriad S/A.